Anjo tem asas?

ANJO TEM ASAS?

 

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resposta

Essa ideia de asas vem de um verso em Daniel onde está registrado que um anjo veio voando rapidamente (Daniel 9.21). Na arte medieval, muitos anjos são desenhados com asas, mas isso derivou da ideia da deusa grega Nike. A palavra “anjo” significa, simplesmente, “mensageiro” (heb. Mal ‘ãk; gr. angelos), sem referência alguma a esplendor visual. "Angelos" se acha 175 vezes no NT.[[1]] No ugarítico, árabe e etiópico, o verbo lr’ak significa “enviar”. Embora lr’ak não ocorra no Antigo Testamento hebraico, é possível reconhecer sua relação etimológica com “mal ãk”. Além disso, o Antigo Testamento usa a palavra “mensagem” em Ag 1.13; esta palavra incorpora o significado da raiz “lr’ak”, "enviar”.[[2]] Os anjos apareciam geralmente em forma humana. Jamais apareceram em forma sub-humana, como animais, pássaros ou objetos materiais. Embora o anjo do Senhor tenha falado do fogo e da nuvem, e até mesmo feito uma mula falar, jamais se identificou com nenhum desses elementos. Além disso, os anjos sempre apareceram como homens, nunca como mulheres ou crianças e sempre vestidos.

os anjos se mostravam como homens

Ocasionalmente, os anjos se mostravam como homens de aparência notável, tanto no semblante como nas roupas. Muitas vezes os anjos se apresentavam com aparência tão humana que, a princípio, não eram reconhecidos como anjos (Gn 18.2; 19.1; Hb 13.2). Pouco antes do ataque a Jericó, Josué “levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua” (Js 5.13). Gideão não percebeu que o convidado que lhe dava ânimo era um anjo, até que lhe serviu uma suntuosa refeição composta de carne e bolos e o anjo ofereceu-a a Deus como oferta queimada (Jz 6.21,22). Os anjos fizeram várias aparições, com o “um homem” para Manoá e sua esposa (13.21). As mulheres que foram ao túmulo de Jesus relataram terem visto “dois varões com vestes resplandecentes” (Lc 24.4). Quando os Doze testemunhavam a ascensão de Jesus, puseram-se ao lado deles “dois varões vestidos de branco” (At 1.10). Uma descrição mais colorida de um anjo foi dada por Daniel, que o viu quando estava à margem do Rio Tigre (Dn 10.5,6). Em muitas outras ocasiões, os anjos foram descritos como “um homem” ou como tendo “aparência de um homem” (Ez 40.3; Dn 10.18; Zc 2.1). Em nenhuma referência aparecem anjos com asa como se vê na pintura acima (At 10.3-5). Embora as mais antigas evidências arqueológicas de anjos apareçam no monolito de Ur-Nammus, c. 2250 a.C.,[3] onde os anjos são vistos voando sobre a cabeça do rei enquanto este orava. Mas isso não quer dizer que anjo tem asa. A Enciclopédia Católica diz que na verdade o tipo figural do anjo do cristianismo derivou da deusa grega da vitória, que era alada, de nome Nike.[4] Os anjos são descritos como espíritos e incorpóreos. Aparecem e desaparecem, e movimentam-se com uma rapidez imperceptível sem usar meios naturais. Têm o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de tornar visível sua presença aos sentidos do homem (Gn 19.1‐3). Para voar não precisam de asas, assim como Felipe foi transladado (At 8.39-40) – Foi de Gaza para a cidade de Azoto – Eles não precisaram de asas para serem transportados.

Anjos com asas

Anjos com asas vêm dos assírios e os gregos deram asas a alguns desses seres semi-divinos. Hermes tinha asas nos calcanhares. Eros, "o espírito voador do amor apaixonado", tinha asas afixadas aos ombros. Num tom bastante divertido, os romanos inventaram Cupido, o deus do amor erótico, retratado como um garoto brincalhão que atirava flechas invisíveis para encorajar romances.[v[4]

Os anjos são incorpóreos

Que os anjos são incorpóreos está claro em Efésios 6.12. Outras referências: Sl 104.4; Hb 1.7,14; At 19.12; Lc 7.21; 8.2; 11.26; Mt 8.16; 12.45. Não têm carne nem ossos e são invisíveis (Cl 1.16). São um exército e não uma raça. As Escrituras ensinam que o casamento não é da ordem ou do plano de Deus para os anjos (Mt 22.30; Lc 20.34‐36). Os únicos que aparecem com asas são os Serafins, mencionados somente em (Is 6.2,6), constituem uma classe de anjos muito próxima dos querubins. São representados simbolicamente em forma humana com seis asas cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para execução das ordens do Senhor. Permanecem servidores em torno do trono do Deus poderoso, cantam louvores a Ele e são considerados os nobres entre os anjos.[[5]] De acordo com o historiador Valerio Massimo Manfredi, a primeira menção de um "anjo" aparece na civilização de Micenas, na Grécia antiga, há mais de três mil anos. Depois, a palavra passa a significar "mensageiro" na Grécia antiga e na Bíblia.[[6]

Agora confira todas as referênias que mensiona anjos:

Gn 1 9 .1 E vieram os dois A. a Sodoma à tarde, e estava Ló
Gn 19.15 E, ao amanhecer, os A. apertaram com Ló, dizendo:
Gn 28.12 nos céus; e eis que os A. de Deus subiam e
Gn 32.1 Jacó o seu caminho, e encontraram-no os A. de Deus.
Jó 4.18 servos não confia e nos seus A. encontra loucura;
SI 8.5 menor o fizeste do que os A. e de glória e de
SI 91.11 Porque aos seus A. dará ordem a teu respeito, para
SI 103.20 Bendizei ao Senhor, A. seus, magníficos em poder,
SI 148.2 Louvai-o, todos os seus A.; louvai-o, todos os
M t 4.6 porque está escrito: Aos seus A. dará ordens a
M t 4.11 o deixou; e, eis que chegaram os A. e o serviram.
M t 13.39 a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os A..
M t 13.41 o Filho do Homem os seus A., e eles colherão do
M t 13.49 dos séculos: virão os A. e separarão os maus
M t 16.27 de seu Pai, com os seus A.; e, então, dará a
M t 18.10 eu vos digo que os seus A. nos céus sempre
M t 22.30 são dados em casamento; mas serão como os A. no
céu.
M t 24.31 E ele enviará os seus A. com rijo clamor de
M t 24.36 e hora ninguém sabe, nem os A. dos céus, nem o
M t 25.31 glória, e todos os santos A., com ele, então,
M t 25.41 o fogo eterno, preparado para o diabo e seus A.;
M t 26.53 e que ele não me daria mais de doze legiões de A.?
M c 1.13 Satanás. E vivia entre as feras, e os A. o serviam.
M c 8.38 quando vier na glória de seu Pai, com os santos A..
M c 12.25 darão em casamento, mas serão como os A. nos
céus.
M c 13.27 E~ele enviará os seus A. e ajuntará os seus
M c 13.32-e hora, ninguém sabe, nem os A. que estão no céu,
Lc 2.15 que, ausentando-se deles os A. para o céu,
Lc 4.10 escrito: Mandará aos seus A., acerca de ti, que
Lc 9.26 vier na sua glória e na do Pai e dos santos A..
Lc 12.8 o Filho do Homem o confessará diante dos A. de Deus.
Lc 12.9 diante dos homens será negado diante dos A. de Deus.
Lc 15.10 que há alegria diante dos A. de Deus por um
Lc 16.22 morreu e foi levado pelos A. para o seio de
Lc 20.36 morrer, pois são iguais aos A. e são filhos de
Lc 24.23 tinham visto uma visão de A., que dizem que
Jo 1.51 vereis o céu aberto e os A. de Deus subirem
Jo 20.12 e viu dois A. vestidos de branco, assentados onde
At 7.53 a lei por ordenação dos A. e não a guardastes.
Rm 8.38 a morte, nem a vida, nem os A., nem os
IC o 4.9 feitos espetáculo ao mundo, aos A. e aos homens.
IC o 6.3 que havemos de julgar os A.? Quanto mais as
IC o 11.10 sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos A..
IC o 13.1 línguas dos homens e dos A. e não tivesse amor,
G1 3.19 sido feita, e foi posta pelos A. na mão de um media­
neiro.
Cl 2.18 de humildade e culto dos A., metendo-se em
2Ts 1.7 o Senhor Jesus desde o céu, com os A. do seu poder,
lT m 3.16 em espírito, visto dos A., pregado aos
lT m 5.21 do Senhor Jesus Cristo, e dos A. eleitos, que, sem
Hb 1.4 mais excelente do que os A., quanto herdou mais
Hb 1.5 Porque a qual dos A. disse jamais: Tu és meu
Hb 1.6 o Primogênito, diz: E todos os A. de Deus o adorem.
Hb 1.7 E, quanto aos A., diz: O que de seus A. faz
Hb 1.7 aos A., diz: O que de seus A. faz ventos e de
Hb 1.13 E a qual dos A. disse jamais: Assenta-te à minha
Hb 2.2 se a palavra falada pelos A. permaneceu firme, e
Hb 2.5 Porque não foi aos A. que sujeitou o mundo futuro,
Hb 2.7 um pouco menor do que os A., de glória e de
Hb 2.9 um pouco menor do que os A., por causa da
Hb 2.16 na verdade, ele não tomou os A., mas tomou a
Hb 12.22 à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de A.,
Hb 13.2 por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram A..
IPe 1.12 evangelho, para as quais coisas os A. desejam bem
atentar.
IP e 3.22 havendo-se-lhe sujeitado os A., e as autoridades,
2Pe 2.4 se Deus não perdoou aos A. que pecaram, mas,
2Pe 2.11 enquanto os A., sendo maiores em força e poder,
Jd 1.6 e aos A. que não guardaram o seu principado, mas
Ap 1.20 ouro. As sete estrelas são os A. das sete igrejas,
Ap 3.5 o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus A..
Ap 5.11 e ouvi a voz de muitos A. ao redor do trono, e
Ap 7.1 destas coisas, vi quatro A. que estavam sobre
Ap 7.2 com grande voz aos quatro A., a quem fora dado
Ap 7.11 E todos os A. estavam ao redor do trono, e dos
Ap 8.2 E vi os sete A. que estavam diante de Deus, e

Ap 8.6 E os sete A ., que tinham as sete trombetas,
Ap 8.13 vozes das trombetas dos três A . que hão de
Ap 9.14 a trombeta: Solta os quatro A. que estão presos
Ap 9.15 E foram soltos os quatro A. que estavam preparados
Ap 12.7 no céu: Miguel e os seus A . batalhavam contra o
Ap 12.7 contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus A.,
Ap 12.9 precipitado na terra, e os seus A . foram lançados
Ap 14.10 e enxofre diante dos santos A . e diante do Cordeiro.
Ap 15.1 sinal no céu: sete A . que tinham as sete
Ap 15.6 E os sete A . que tinham as sete pragas saíram do
Ap 15.7 animais deu aos sete A . sete salvas de ouro,
Ap 15.8 até que se consumassem as sete pragas dos sete A ..
Ap 16.1 voz, que dizia aos sete A .: Ide e derramai
Ap 17.1 E veio um dos sete A . que tinham as sete taças e
Ap 21.9 E veio um dos sete A . que tinham as sete taças
Ap 21.12 portas, e, nas portas, doze A ., e nomes escritos
(anjos) repete na(s) referência(s): 2 vezes: Hb.1.7;, 2 vezes :Ap.l2.7.(vii)

 

 

 

 

[1] Lothar Coenen & Colin Brown. Dicionário Internacional de Teologia do NT - Volume 1e 2, Tradução: Gordon Chown. Edição Vida- SP, p 147.

[2] Thomas Nelson, Nashville, TN. USA. Título do original em inglês: Vime 's Expository Dictionary of Biblical Words. Edição 1985. Português Dicionário Vine - Tradução: Luís Aron de Macedo. CPAD, p 41.

[3] Merril C. Teney. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Edição, 2008.SP. 5 volume, p 307-314.

[4] Carolyn Denise Baker Frank D. Macchia. Teologia Sistemática - Stanley_Horton. Editora CPAD – RJ, p 189.

[5] Washington, D.C. Nova Enciclopédia Católica, vol. 1 A Universidade Católica da América, 1967), "anjos".

[6] FAETAD‐SP (Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Disponível na Internet < www.teologiaadistancia.com.br> (Apostila). Em: set. 2011.

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