SÉRIE: AS MULHERES NA BÍBLIA

 

AS MULHERES MENCIONADAS NA BÍBLIA

A palavra "mulher" é mencionada 734 vezes nas Escrituras, sendo encontrada 550 vezes no Antigo Testamento e 184 vezes no Novo Testamento. Nos diferentes livros, ela aparece variadamente: Gênesis a Josué (Gn-123; Êx-24; Lv-36; Nm-30; Dt-34; Js-7), Juízes a Rute (Jz-50; Rt-11), 1 Samuel a 2 Crônicas (1Sm-40; 2Sm-39; 1Rs-29; 2Rs-16; 1Cr-17; 2Cr-8), Esdras a Ester (Ed-1; Ne-1; Et-5), Jó a Eclesiastes (Jó-7; ST 4; Pv-25; Ec-3), Isaías a Malaquias (Is-7; Jr-13; Ez-9; Os-6; Am-1; Zc-1; Ml-3), e também no Novo Testamento (Mt-27; Mc-18; Lc-32; Jo-24; At-8; Rm-2; 1Co-3; 8; Gl-1; Ef-7; Ct-1; 1Tm-6; Tt-1; 1Pe-2; Ap-17).

Essas ocorrências são associadas a diversos termos e palavras relacionadas, somando um total de 1012 referências, conforme indicado pelos números Strong (G1134, G1135, G1538, G1565, G22, G2338, G3588, G3778, G846, H1166, H1931, H4480, H5234, H5315, H5347). (OLIVEIRA. Oséias Gomes. Concordância Bíblica Exaustiva. Edição central Gosp-RJ em 4 volumes, Volume 2, E-M, p. 1031).

A Bíblia nos traz uma rica variedade de histórias e personagens, incluindo muitas mulheres notáveis e algumas cujos nomes não são mencionados. Aqui está uma lista com mais de 180 mulheres mensonada na bíblia:

A Filha de Faraó, que provavelmente teve como pai Ramsés II - Êxodo 2:5.

Mulheres do Tabernáculo: Mulheres que estavam dispostas a fazer coisas bonitas para a decoração e fabricação do Tabernáculo, conforme registrado em Êxodo 35:22-35 e Êxodo 36:1-37

A mulher cuxita, segunda esposa de Moisés - Números 12:1-2. Pouco se sabe sobre ela, incluindo sua morte.

A esposa de Gileade, uma prostituta que deu filhos a Gileade, que mais tarde se tornou um guerreiro - Juízes 11:2-8.

A filha de Jefté, filha de Gileade - Juízes 11:34.

A filha do homem da montanha de Efraim, que peregrinava em Gibcá e escapou de ser violentada pelos homens de Gibeá - Juízes 19:16.

A esposa de Finéias, filho de Eli, que deu à luz um filho após a morte de Eli e de seu marido, chamando-o de Icabô, dizendo: "A glória saiu de Israel" - 1 Samuel 4:19.

A filha de Faraó, esposa de Salomão, que ele levou para morar na Cidade de Davi - 1 Reis 3:1.

A esposa de Hadade, irmã de Tafnes, que era esposa do rei Faraó no tempo de Davi e mãe de Genubate, que foi criado com a rainha Tafnes - 1 Reis 11:20.

A mulher de Naamã, cujo nome não é mencionado na Bíblia, mas que aparece após uma jovem em Israel dizer que havia um Deus que poderia curar seu marido - 2 Reis 5:2.

A esposa de Hezrom e filha de Maquir, irmã de Gileade, que teve um filho chamado Segube - 1 Crônicas 2:21.

A Filha de Bezelai, que reteve seu próprio sobrenome em vez de assumir o do marido quando se casou com um homem de Galaad - Esdras 2:61-62.

A Filha de Herodias, que, aconselhada por sua mãe, pediu a cabeça de João Batista - Marcos 6:14-29.

A jovem sulamita mencionada no Cântico de Salomão - Cântico de Salomão 2:16.

A mãe da mulher de Pedro, que é a sogra de Pedro e é mencionada em Lucas 4:38-39.

A mulher, ou melhor, as duas mulheres que levaram a questão de quem seria o filho sobrevivente perante Salomão - 1 Reis 3:18-26.

A Mulher Adúltera trazida perante Jesus pelos escribas e fariseus - João 8:1-11.

A Mulher Cananeia, conhecida por sua perseverança - Mateus 15:21-28.

A irmã de Maria, mãe de Jesus, cujo nome não é mencionado na Bíblia, sendo apenas referida em João 1:25.

A mulher das mulheres dos filhos dos profetas, que perdeu o marido e foi até o profeta Eliseu - 2 Reis 4:1-6, também mencionada em 2 Reis 8:1-6.

A mulher de Ismael, filho de Agar, cujo nome não é mencionado, mas que era do Egito - Gênesis 21:21.

A mulher de Jeroboão I, que trouxe más notícias sobre o reinado de seu marido após consultar o profeta Aías - 1 Reis 14:2-20.

A mulher de Jó, cujo nome não é mencionado, e que proferiu as palavras: "Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre" - Jó 2:9-10.

A mulher de Judá, mãe de Er e Onã - Gênesis 38:2-12.

A esposa de Ezequiel, que faleceu repentinamente antes da queda final de Jerusalém - Ezequiel 24:18. Ela era descrita como "o prazer dos seus olhos".

A mulher de Ló, que olhou para trás ao fugir de Sodoma e tornou-se uma estátua de sal - Gênesis 19:1, 15.

A mulher de Naamã, cujo nome não é mencionado, mas que desempenhou um papel crucial ao informar a Naamã sobre o profeta em Israel que poderia curá-lo - 2 Reis 5:2-8.

A esposa de Noé, mencionada como a mulher de Noé na Bíblia.

A mulher de Potifar, sobre a qual a Bíblia não fornece muitos detalhes, mas que é descrita como astuta - Gênesis 39:7-20.

A mulher de um levita, que enfrentou abusos terríveis por parte dos homens de Gibeá - Juízes 19.

As mulheres diáconos da igreja primitiva mencionadas em Atos 21:8-9, cujos nomes e histórias não são conhecidos, mas que serviram ao Senhor.

A mulher do patriota de Tebas, que jogou uma pedra de moinho na cabeça do rei cruel Abimeleque - Juízes 9:53.

A mulher encurvada que foi restaurada por Jesus - Lucas 13:11-13.

A mulher que escondeu os espiões de Davi, Jônatas e Aimaás, em um poço vazio - 2 Samuel 17:18-21.

A mulher que trouxe um recado a Davi enviado por Joabe - 2 Samuel 14:2-21.

A mulher que reconheceu Eliseu como um homem de Deus e cujo filho foi ressuscitado por meio da oração de Eliseu - 2 Reis 4:17.

A mulher que possuía um espírito de feiticeira em En-Dor e que Saul consultou - 1 Samuel 28:7-23.

A mulher cuja filha estava possuída por um espírito imundo e buscou ajuda de Jesus - Marcos 7:24-30.

A mulher misteriosa que proclamou: "Como é feliz a mulher que pôs o Senhor no mundo e o amamentou!" - Lucas 11:27.

A mulher sábia de Abel, que convenceu os moradores a entregar o rebelde Seba, restaurando a paz em Abel - 2 Samuel 20:1-22.

A viúva de Sarepta, que sustentou Elias por ordem de Deus durante um período de fome - 1 Reis 17:9.

A mulher com um fluxo de sangue que tocou Jesus e foi curada de sua enfermidade, demonstrando grande fé - Marcos 5:28.

As mulheres dos filhos de Noé, que sobreviveram ao dilúvio com Sem, Cam e Jafé, embora seus nomes não sejam mencionados, assim como a esposa de Noé - Gênesis 7:13.

A primeira esposa de Sansão, cujo nome não é fornecido, mas que era uma mulher filisteia e desempenhou um papel na história de Sansão - Juízes 14:1-16.

A serva de Naamã, que falou à sua senhora sobre a cura disponível para Naamã em Israel por meio do profeta Eliseu - 2 Reis 5:2-3.

A esposa de Isaías, mencionada como "profetisa" em Isaías 8:3, embora poucos detalhes sejam dados sobre ela na Bíblia.

AS MULHERES CUJOS NOMES SÃO MENCIONADOS NA BÍBLIA.

Abi (Abia): Filha de Zacarias e mãe de Ezequias, o décimo terceiro rei de Judá. Ela também foi esposa de Acaz, que reinou em Judá antes de seu filho Ezequias - 2 Reis 18:2.

Abia ou Abias: Este nome pode ser unissex e é associado a uma mulher que foi esposa de Hezrom e mãe de Azur (ou Assur) - 1 Crônicas 2:24. O nome Abia também é mencionado em outras passagens, incluindo 2 Crônicas 29:1.

Abiail: O nome Abiail também pode ser unissex. Uma mulher chamada Abiail foi esposa de Abisur e mãe de Abã e Molide - 1 Crônicas 2:29.

Abiail: Outra mulher chamada Abiail foi esposa de Roboão e filha de Eliabe, irmão de Davi - 2 Crônicas 11:18.

Abias: Nome associado a uma mulher que foi esposa de Hezrom e mãe de Asur (ou Assur). Além disso, uma mulher chamada Abias colocou seu selo sobre a aliança dos israelitas liderados por Neemias - 1 Crônicas 2:18-24; Neemias 10:7.

Abigail: O nome Abigail significa "meu pai é alegria". Ela foi casada com Nabal e, mais tarde, tornou-se esposa de Davi após a morte de Nabal - 1 Samuel 25:3. Abigail é uma figura notável na Bíblia, mencionada em várias passagens.

Abigail: Outra mulher chamada Abigail era irmã de Davi e mãe de Amasa. Ela era esposa de Jeter, o ismaelita - 1 Crônicas 2:16-17.

Abisague: O nome Abisague significa "meu pai é um nômade". Ela era uma jovem sunamita escolhida para ser camareira de Davi no final de sua vida - 1 Reis 1:3, 15; 2:17.

Abital: O nome significa "meu pai é (o) orvalho". Abital foi uma das esposas de Davi, conforme registrado em 1 Crônicas 3:3 e 2 Samuel 3:4.

Acsa: Significa "corrente de tornozelo" ou "tornozeleira". Acsa era filha de Calebe e casou-se com Otniel. Sua história é encontrada em Josué 15:16 e Juízes 1:12-13. Seu nome ocorre cinco vezes na Bíblia.

Ada: Ada foi uma hitita e uma das três esposas de Esaú, filho de Isaque. Ela era filha de Elom, um heteu, e mãe de Elifaz. Seu nome é mencionado em Gênesis 36 em várias passagens.

Ada: Outra mulher chamada Ada foi a segunda esposa mencionada na Bíblia e foi casada com Lameque, descendente de Caim. Ela teve um filho chamado Jabal, considerado o antepassado dos criadores de gado e nômades.

Agar: Agar era egípcia e escrava de Sara, esposa de Abraão. Ela deu à luz um filho chamado Ismael, conforme registrado em Gênesis 16:1, 15-16.

Ainoã: Ainoã era filha de Aimaás, esposa de Saul e, mais tarde, de Davi. Ela é mencionada em 1 Samuel 14:50 e 1 Samuel 27:3.

Ana: Ana é uma personagem importante na Bíblia, sendo mãe de Samuel. Sua história é narrada em 1 Samuel 1:1, 2, 4-7, e seu nome aparece 11 vezes na Bíblia.

Ana, a Profetisa: Outra mulher chamada Ana é mencionada no Novo Testamento. Ela é chamada de profetisa e estava da tribo de Aser. Ana é conhecida por sua profecia a respeito de Jesus e é mencionada em Lucas 2:36-38.

Asenate ou Azenete: Esposa de José, filho de Jacó, e mãe de Manassés e Efraim. Seu pai era Potífera, sacerdote de Om. Seu nome pode variar em diferentes versões da Bíblia, como Asenate ou Azenete, mas seu papel na linhagem de Israel é significativo. ASENATE é mencionada três vezes nos livros de Gênesis. Em Gênesis 41:45, ASENATE é dada como esposa a alguém, filha de. Em Gênesis 41:50, ASENATE é mencionada novamente como a pessoa que deu algo a alguém, filha de.

Atalia: Significa "aflita do Senhor". Atalia era filha do rei Acabe e Jezabel. Ela reinou por sete anos até ser deposta por Joiada. Sua história é encontrada em 2 Reis 8:25-27, 2 Reis 11:1-20 e 2 Crônicas 22:1-12. Em toda a bíblia este nome aparece 16 vezes.[1]

Atara: Significando "uma coroa", Atara foi mãe de Onã com Jerameel, como registrado em 1 Crônicas 2:26.

Azuba (1): Com o significado de "abandonada", Azuba foi uma das esposas de Calebe e mãe de Josafá, conforme mencionado em 2 Crônicas 20:31.

Azuba (2): Também com o significado de "abandonada", esta outra Azuba era filha de Salai e esposa do rei Asa. Ela foi mãe do rei Josafá de Judá, conforme registrado em 1 Reis 22:42 e 2 Crônicas 20:31. Curiosamente, ela também é mencionada como esposa de Calebe e mãe de Jeser em 1 Crônicas 2:18-19.

Baara: Significando "bruto", Baara foi uma das esposas de Saaraim, como registrado em 1 Crônicas 8:9. O texto menciona que Saaraim se divorciou dela e de sua outra esposa, Husim, para se casar com Hodes.

Basemate (a): O nome Basemate significa "especiaria". A Bíblia menciona duas mulheres com esse nome:

a) Basemate, uma das esposas de Esaú e mãe de Reuel, como mencionado em Gênesis 36:4, 10, 12, 16 e 17. Alguns estudiosos acreditam que Basemate e Ada são a mesma pessoa, mas a Bíblia indica que são duas mulheres diferentes, com famílias e filhos distintos.

b) Basemate, filha de Salomão, esposa de Aimaás, um dos intendentes de Salomão, conforme mencionado em 1 Reis 4:15.

Bate-Seba: Bate-Seba é uma figura conhecida na Bíblia. Ela era a esposa de Urias e mãe de Salmão com Davi. Seu relacionamento com Davi começou com adultério e resultou em sérias consequências. Após a morte de Urias, Bate-Seba se tornou a esposa de Davi e a mãe de Salomão, Siméia, Sobabe e Natã. Seu nome é mencionado 11 vezes na Bíblia.

Bila (a): Bila foi a ama de Raquel e foi dada a Jacó como concubina. Ela se tornou mãe de dois filhos de Jacó, Dã e Naftali. Sua história está registrada em Gênesis 29:29, e seu nome é mencionado 11 vezes na Bíblia.

Bila (b): Esta é uma repetição da informação anterior sobre Bila, mãe de Dã e Naftali com Jacó.

Bitia: Bitia, cujo nome significa "filha do Senhor", era filha de um dos faraós. Ela se casou com Merede, da tribo de Judá, como mencionado em 2 Crônicas 3:18. É possível que Bitia tenha se convertido à religião israelita.

Cosbi: Cosbi, cujo nome significa "minha mentira", foi uma mulher morta por Finéias devido ao seu adultério. Ela era filha de Zur, um chefe de um grupo de famílias midianitas, como mencionado em Números 25:15-18.

Dalila: Dalila é uma figura famosa na Bíblia devido ao seu papel na história de Sansão, um juiz de Israel. Ela é conhecida por trair Sansão revelando o segredo de sua força, o que levou à sua captura pelos filisteus. Sua história está registrada em Juízes 16:4-5, e seu nome é mencionado 8 vezes na Bíblia.

Dâmaris: Dâmaris é mencionada no livro de Atos 17:34 como uma mulher que se converteu ao cristianismo ao ouvir o apóstolo Paulo pregar no Areópago de Atenas. Embora tenha apenas uma breve menção na Bíblia, seu exemplo representa a conversão de muitos ao cristianismo.

Débora (a ama de Rebeca): Débora foi a ama de Rebeca e a acompanhou desde a casa de Betuel. Sua história está registrada em Gênesis 35:8, e seu papel na vida de Rebeca é significativo, pois a ajudou durante sua jornada.

Débora (a juíza de Israel): Débora é uma figura notável na Bíblia, sendo a única juíza mencionada em Israel. Sua história é encontrada em Juízes 4:4-5, onde desempenhou um papel fundamental na liderança e julgamento do povo de Israel. Seu nome é mencionado 11 vezes na Bíblia.

Diná (a primeira filha de Jacó e Lia): Diná foi a primeira filha de Jacó e Lia e irmã de Simeão e Levi por parte de pai e mãe. Ela é conhecida por ter sido violada por Siquém, filho de Hamor, líder dos heveus, como relatado em Gênesis 34. Seu nome é mencionado 11 vezes na Bíblia.

Diná (a filha de Jacó e Lia, desonrada por Siquém): Esta é outra referência a Diná, a filha de Jacó e Lia, que foi desonrada por Siquém, como mencionado em Gênesis 34. Seu nome aparece várias vezes ao longo da narrativa.

Dorcas: Dorcas é uma mulher mencionada em Atos 9:36-42. Ela vivia em Jope e era conhecida por suas boas obras e caridade. Após sua morte, o apóstolo Pedro a ressuscitou, o que causou um grande impacto na comunidade cristã local.

Drusila: Drusila, cujo nome significa "molhada pelo orvalho", era filha de Agripa, o velho, e se casou com Félix, governador da Judéia. Sua história é marcada por decadência moral, pois ela se casou com Félix ilegalmente após deixar seu primeiro marido. Ela é mencionada no Novo Testamento.

Efá: Efá foi a concubina de Calebe, conforme mencionado em 1 Crônicas 2:46. Seu nome é unissex, o que significa que pode ser usado tanto para homens quanto para mulheres. O nome Efá também aparece em Gênesis 25:4 e 1 Crônicas 2:47.

Efrata: Efrata é um nome que tem vários significados, incluindo "monte de cinzas" e "lugar frutífero". Após a morte de Azuba, Calebe casou-se com Efrata, e eles tiveram um filho chamado Hur, como mencionado em 1 Crônicas 2:19 e 50, bem como em 1 Crônicas 4:4. Além disso, Efrata é também o nome de um lugar próximo a Betel onde Raquel foi sepultada (Gênesis 35:16, 19) e o nome primitivo de Belém de Judá (Gênesis 33:19; 48:7; Rute 4:11; Salmo 132:6; Miquéias 5:2).

Eglá: Eglá, cujo nome significa "uma novilha", foi uma das esposas de Davi e mãe de Itreão, como mencionado em 1 Crônicas 3:3 e 2 Samuel 3:5. Ela desempenhou um papel na genealogia da família de Davi.

Eliseba: Eliseba, cujo nome significa "meu Deus jurou" ou "Deus é um juramento", era filha de Aminadabe e irmã de Nasom. Ela foi a esposa de Arão e deu à luz quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, como registrado em Êxodo 6:23. Dois de seus filhos, Nadabe e Abiú, morreram diante do Senhor, enquanto Eleazar sucedeu a seu pai como sumo sacerdote após a morte deste, como mencionado em Números 20:28-29.

Ester (Hadassa): Ester, cujo nome significa "estrela" e também era conhecida como Hadassa, é uma figura importante na Bíblia. Ela se tornou rainha do rei Assuero (Xerxes I) e desempenhou um papel fundamental na história judaica, conforme registrado no livro de Ester. Seu nome aparece 45 vezes ao longo do livro de Ester.[2]

Eva: Eva é uma das figuras mais conhecidas da Bíblia, sendo a primeira mulher criada por Deus e a esposa de Adão. Sua história está registrada em Gênesis 3:1-6, onde ela desempenhou um papel crucial ao comer o fruto proibido no Jardim do Éden. Seu nome é mencionado em 1 Timóteo 2:14 em referência à sua participação na transgressão original.

Febe: Febe é mencionada uma vez na Bíblia, no livro de Romanos 16:1-2. Embora saibamos pouco sobre sua história ou conversão a Cristo, seu nome é lembrado nas Escrituras, sugerindo sua importância na comunidade cristã da época.

Gomer, Esposa de Oseias: Gomer é mencionada como a esposa de Oseias nos livros de Oséias 2 e 3. A relação entre Oseias e Gomer é usada como uma metáfora para a relação entre Deus e Israel, destacando o tema da infidelidade e restauração espiritual.

Gomer, Filho de Jafé: No livro de Gênesis 10:2, Gomer é mencionado como o filho mais velho de Jafé e, portanto, um dos netos de Noé. Essa passagem faz parte da genealogia das nações e descreve os descendentes de Jafé que habitavam ao norte.

Gomer, Medida para Secos: O termo "gomer" também é utilizado como uma medida para secos, que equivale a cerca de 2 litros. Essa medida é mencionada em várias passagens bíblicas, como uma unidade de volume para cereais e grãos.[3]

Hamutal: Mãe do rei Zedequias e de Jomicaz. Era filha de Jeremias de Libna.

 Herodias e Salomé: Herodias foi a mulher que pediu a cabeça de João Batista e instruiu sua filha, Salomé, a fazer o pedido. Isso levou à decapitação de João Batista.

 Hodes: Era mãe de sete filhos com Saaraim, um benjamita. Todos os seus filhos se tornaram chefes de famílias.

 Hulda: Uma profetisa mencionada em 2 Reis 22 e 2 Crônicas 34. Ela deu uma palavra de Deus sobre o julgamento que viria sobre Israel.

Husim: Ela foi uma das esposas de Saaraim e teve dois filhos com ele antes de se divorciarem. Essa menção está em 1 Crônicas 8.9, e ela é listada junto com outra mulher chamada Baara, da qual Saaraim também se divorciou. Além da referência em 1 Crônicas 8.9, o nome Husim também aparece em Gênesis 46.23, como um descendente de Dã, uma das doze tribos de Israel. Os filhos de Aer (1 Crônicas 7.12): Husim aparece em 1 Crônicas 7.12, associado aos filhos de Aer, um benjamita.

Isabel, mulher de Zacarias, sacerdote, formavam um casal que vivia na Judeia e eram os pais de João Batista. Isabel também era parenta (prima) de Maria (Lc 1.18).

Iscá, "aquele que olha adiante", era uma das filhas de Harã (Gênesis 11.29) e sobrinha de Abraão. Ela também era irmã de Ló e Milca.

Jael, uma mulher quenita, foi responsável por vencer e matar Sisara, o general do exército de Jabin, rei de Canaã (Juízes 4.17-21).

Jedida, que significa "amada", era mãe do rei Josias e esposa do rei Amom. Seu avô era Adaías, de Bozcate (2 Reis 22.1).

Jeosabeate, cujo significado é "Javé é um juramento", era esposa do sumo sacerdote Joiada e filha do rei Jorão de Judá, além de ser irmã de Acazias (2 Crônicas 22.11).

Jeoseba, que significa "Javé jurou", foi filha do rei Jorão de Judá e esposa do sumo sacerdote Joiada (2 Reis 11.2; 2 Crônicas 22.11).

Jerusa, cujo significado é "desapropriador", foi filha de Zadoque, mãe do rei Jotão e esposa do rei Uzias. Ela é mencionada apenas duas vezes na Bíblia (2 Reis 15.33; 2 Crônicas 27.1).

Jezabel, cujo significado é "Baal exalta", é uma das vilãs da Bíblia. Ela foi esposa de Acabe e filha de Etbaal, rei de Tiro e Sidom. Seu nome é mencionado cerca de 20 vezes na Bíblia (1 Reis 18.4, 13; 19.1-3).[4]

Joana, conhecida por ser a esposa de Cuza, foi uma mulher rica que serviu a Jesus com suas posses e o seguiu (Lucas 8.3; 24.10).

Joquebede, cujo significado é "Javé é glória", foi a mãe de Moisés. Ela era filha de Levi e esposa (ao mesmo tempo tia) de Anrão (Êxodo 2.3, 6.20).

Júlia, uma cristã mencionada no tempo de Paulo, é encontrada em Romanos 16.15.

Léia, cujo significado é "cansada", foi a irmã de Raquel e a primeira esposa de Jacó. Ela é mencionada cerca de 35 vezes na Bíblia[5] (Gênesis 29.20-29). Note que seu nome também pode ser encontrado como Lia em algumas versões. na Versão ARC 1995, Lia, na Versão ARA 1994.

Lídia era uma vendedora de púrpura em Filipos, conforme mencionado em Atos 16.14-40.

Lóide e Eunice eram duas mulheres crentes que desempenharam papéis importantes na vida de Timóteo. Lóide era avó de Timóteo, e Eunice era sua mãe, como mencionado em 2 Timóteo 1:5.

Lo-Ruamá, cujo significado é "Desfavorecida", era filha de Oseias, o profeta, e de Gomer, como registrado em Oséias 1:6,8.

Maaca, "opressão", é o nome de uma personagem bíblica mencionada em 2 Samuel 3.3. É um nome unissex e a Bíblia menciona quatro homens e cinco mulheres com esse nome. Também é o nome de um lugar, às vezes pronunciado como "Arã-Maaca" ou "Síria-Maaca" (1Cr 19.6, 7), povos que descendiam de Naor (Gn 22). As mulheres são: (1) Esposa de Maquir, filho de Manassés (1Cr 7.15, 16); (2) Uma concubina de Calebe, filho de Hesrom (1Cr 2.48); (3) Esposa de Jeiel, pai de Gibeão (1Cr 8.29, 31; 9.35, 37); (4) Esposa do rei Roboão de Judá e mãe de seu sucessor Abias (1Rs 15.2; 2Cr 11.20-22). Roboão amava Maaca mais do que suas outras esposas e também foi mãe de criação do rei Asa (1Rs 15.9,10). Em 2Cr 13.2, ela é chamada de Micaia, o que parece ser um erro de cópia, pois em sete lugares diferentes ela é sempre chamada de Maaca. Os homens são: (1) Pai de um dos príncipes da tribo de Simeão (1Cr 27.16); (2) Filhos do rei de Gate, contemporâneos do rei Davi (1Rs 2.39); (3) Pai de Hanã, um dos soldados das tropas de elite de Davi (1Cr 11.43); (4) Filho da concubina Reúma, esposa de Noár (Gn 22.24).[6]

Maalate, "instrumento de cordas", é a filha de Jerimote que se casou com o rei Roboão, neto do rei Davi, e é mencionada em 2 Crônicas 11.18. Ela também é mencionada como filha de Ismael e esposa de Esaú em Gênesis 26.9.

Maria, mãe de Jesus, é sem dúvida uma das mulheres mais importantes da Bíblia. Seu nome aparece mais de 20 vezes, destacando-se especialmente em Lucas 1.26-33.[7]

Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro, é mencionada em Lucas 10.38-42. Ela foi a primeira mulher e a primeira pessoa fora do círculo dos apóstolos a confessar publicamente sua fé em Cristo, como mencionado em João 11.27.

 Maria Madalena é uma das seis mulheres diferentes chamadas "Maria" mencionadas nos Evangelhos, conforme registrado em Marcos 15.40, 47; 16.1; Lucas 8.2; 24.10; João 20.11-18.

Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, primo de Barnabé, é mencionada em Atos 12.12 e Colossenses 4.10. Ela vendeu uma propriedade e doou todo o dinheiro da venda para as necessidades da congregação, conforme descrito em Atos 5.

 Maria, mulher de Cleofas e mãe do apóstolo Tiago, é mencionada em Mateus 27.55-56 e Marcos 15.40-41.

Maria é mencionada em Romanos 16.6 como uma cristã de Roma.

Matrede, "impulsionar", é a mãe de Meetabel, esposa de Hadade de Edom e filha de Me-Zaabe, como mencionado em 1 Crônicas 1.50.

Meetabel, "favorecido de Deus", é a filha de Matrede e esposa do rei Hadade de Edom, conforme registrado em Gênesis 36.39 e 1 Crônicas 1.50.

Merabe, "aumento", é a filha de Saul e foi prometida a Davi como esposa, mas mais tarde se casou com Adriel, o meolatita, seu tio, que lhe deu cinco filhos, como mencionado em 1 Samuel 18.19. Alguns manuscritos trazem o nome Mical em vez de Merabe, mas Adriel não se casou com Mical, filha mais nova de Saul. Mical se casou com Davi e depois com Paltiel, embora em algumas versões se afirme que ela gerou cinco filhos que teve com Adriel. Seu nome é mencionado apenas quatro vezes.[8]

Mesulemete, "amigo", é a mãe do rei Amom e esposa do rei Manassés de Judá. Ela é filha de Haruz, de Jotbá, como mencionado em 2 Reis 21.19.

Micaías ou Micaía, "aquele que é semelhante a Deus", é filha de Uriel, de Gibeá, e esposa do rei Roboão, conforme registrado em 2 Crônicas 13.2.

Milca, "rainha", é filha de Harão e esposa de Naor, seu tio, e irmão de Abraão. Seus nomes aparecem cerca de 10 vezes na Bíblia, como mencionado em Gênesis 11.29.

Milca, "rainha", é a filha de Zelofeade e neta de Manassés. Suas filhas pediram a Moisés uma propriedade na Terra Prometida, conforme descrito em Números 27.1-11, pois Zelofeade só teve filhas.

Miriã. Nome Miriã tem origem hebraica e significa "rebelde" ou "teimosa". foi uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de Êxodo, capítulo 15, versículos 1, 20 e 21. Ela era irmã de Moisés e Arão, e desempenhou um papel importante na história do povo de Israel durante o Êxodo do Egito. Seu nome ocorre 13 vezes.[9]

Neústa, "latão", era filha de Elnatã, de Jerusalém. Foi esposa ou concubina do rei Jeconias. (2 Reis 24.8).

Noadias, filho de Binui (Esdras 8.33).

Noadias, uma profetisa que se uniu a Sambalate e Tobias em sua tentativa de intimidar Neemias. Esta é a única menção dela em toda a Escritura (Neemias 6.14).

Noemi, era uma mulher judia que seguiu seu marido para Moabe, quando houve uma fome em Israel (Livro de Rute, capítulos 1-4).

Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu, uma das esposas de Esaú (Gênesis 36.4, 10, 12, 16, 17).

Penina, "joias", esposa de Elcana, o marido de Ana, mãe de Samuel (1 Samuel 1.2, 4).

Pérside, cristã de Roma, amiga de Paulo, que trabalhou muito para o Senhor (Romanos 16.12).

Poá, uma das duas parteiras dos hebreus às quais Faraó ordenou matar todos os meninos nascidos a Israel; época de Moisés (Êxodo 1.15).

Priscila era uma mulher judia romana, que com seu marido Áquila, desempenhou um papel importante na igreja primitiva (Atos 18.2, 18, 26; Romanos 16.3; 1 Coríntios 16.10; 2 Timóteo 4.19).

Quetura, "incenso", foi a esposa de Abraão depois que Sara morreu (Gênesis 25.1). Ela também foi mãe de Midiã, e Midiã era uma região localizada a leste do golfo de Ácaba (Êxodo 2.15-22).

Raabe Sua história está registrada no cap. 2 de Josué. (Tg 2.25; Hb 11.31). seu nome Ocorrências: 11 vezes.

Rebeca, esposa de Isaque, o filho de Abraão (Gênesis 24.10-14, 21, 27).

Raquel, a segunda esposa de Jacó (Gênesis 29.17).

Reúma, "elevada", concubina de Naor, o irmão de Abraão, que deu os seguintes filhos a Naor: Teba, Gaã, Taás e Maaca (Gênesis 22.24).

Rispa, "pavimentação", concubina de Saul e mãe de Armoni e Mefibosete (2 Samuel 3.7; 21.8-11).

Rute, "amizade", a moabita esposa de Boaz e avó de Davi (Livro de Rute, capítulo 1, versículos 16 e 17; capítulo 2, versículo 11).

Safira, "lápis-lazúli", esposa de Ananias, fazia parte da igreja cristã recém-fundada em Jerusalém (Atos 5.1-11).

Sara, "fidalga" ou "princesa", foi a esposa de Abraão e mãe de Isaque. Até os 90 anos, ela foi chamada de Sarai, conforme descrito em Gênesis 17.17 e 18.9-15. Ela é a única mulher na Bíblia cuja idade é mencionada, conforme Gênesis 23.1-2. Sara é também a única mulher no Antigo Testamento a quem o Senhor especificamente indicou que Ele haveria de abençoar. Seu nome aparece cerca de 47 vezes[10]

Sarai,[11]  " princesa", nome original de Sara, esposa de Abrão ou Abraão —  Gênesis 11.29. No tempo de Esdra um dos filhos de Bani, com esse nome, (Ed 10.40).

Seerá, também conhecida como "parenta", foi responsável pela construção das cidades de Bete-Horom-de-Baixo, Bete-Horom-de-Cima e Uzém-Seerá, conforme descrito em 1 Crônicas 7.24.

Selomite, que significa "pacífico", foi filha de Dibri e foi apedrejada até a morte porque seu filho blasfemou contra Deus, como mencionado em Levítico 24.11. Este nome é unissex e aparece apenas uma vez na Bíblia, em 1 Crônicas 3.19, onde Selomite é mencionada como filha de Zorobabel e viveu por volta de 536 a.C. Além disso, existem outras cinco referências a homens com esse nome: um levita, filho de Zicri (1 Crônicas 26.25-28); dois filhos de Selomite (Esdras 8.10), que viveram por volta de 530 a.C.; uma criança perdida de Reoboão (2 Crônicas 11.20) e um levita, líder dos Jizaritas (1 Crônicas 24.22).[12]

Sera, que significa "o príncipe respirou", foi a filha de Aser, conforme descrito em Gênesis 46.17 e Números 26.46. Aser, por sua vez, foi o oitavo filho de Jacó, como mencionado em Gênesis 30.13.

Sesã, que significa "nobre", foi um judaíta das famílias de Hezrom e Jerameel, conforme descrito em 1 Crônicas 2.35.

Sifrá foi uma das duas parteiras hebréias às quais o faraó ordenou que matassem todos os meninos nascidos aos hebreus, mas elas desobedeceram, como descrito em Êxodo 1.15.

Tafate, que significa "ornamento", foi a filha de Salomão que se casou com Ben-Abinadabeum, um dos doze comissários do rei, conforme descrito em 1 Reis 4.11.

Tafnes, que significa "esposa do rei", foi uma rainha do Egito contemporânea de Davi e Salomão, como mencionado em 1 Reis 11.19-20. Mais tarde, uma cidade com seu nome foi fundada no Nordeste do Egito, conforme descrito em Ezequiel 30.18 e Jeremias 43.1-13.[13]

Tamaré o nome da mulher de Her, filho de Judá. Após enviuvar, ela teve dois filhos gêmeos, conforme descrito em Gênesis 38.6-30, Rute 4.12 e Mateus 1.3.

Tamar também é o nome de uma linda mulher, irmã de Absalão, conforme descrito em 2 Samuel 13.1-22 e 1 Crônicas 3.9. A Bíblia menciona que ela se tornou uma jovem extremamente bela em 2 Samuel 14.27.

Além disso, Tamar é o nome de uma cidade situada no deserto de Judá, provavelmente En-Gedi, conforme descrito em 1 Reis 9.18), também denominada Tadmor em 2 Crônicas 8.4. É também o nome de um lugar no extremo oriental da Palestina, conforme mencionado em Ezequiel 47.19 e 48.28. Euzébio diz que a cidade estava situada entre Hebrom e Elate. Confira.[14]

Timna é o nome da mãe de Sansão, mulher que era casada com um homem judeu chamado Manoá e única mulher no Antigo Testamento a quem o anjo do Senhor apareceu, conforme descrito em Juízes 13 e 14.2-5.

Timna também é o nome da concubina de Elifaz, filho de Esaú, conforme descrito em Gênesis 36.12, e da filha de Seir, o horeu, e irmã de Lotã, conforme descrito em Gênesis 36.22 e 1 Crônicas 1.39.

Trifena e Trifosa eram duas mulheres cristãs que faziam parte da igreja em Roma e são mencionadas na Bíblia apenas uma única vez no Novo Testamento, na Carta aos Romanos (Rm 16.12).

Zeres, que significa "ouro", foi a esposa de Hamã, o agagita, como mencionado em Ester 5.10, 10.14 e 6.13.

Zerua, cujo significado é incerto (alguns sugerem "de seios fartos"), foi a mãe do rei Jeroboão I, do reino do Norte (Israel), esposa de Nebate, conforme descrito em 1 Reis 11.26.

Por fim, Zebida significa "dada" e era filha de Pedaías, da cidade de Ruma, mãe de Jeoaquim, ambos reis de Judá, e esposa de Josias, conforme descrito em 2 Reis 23.36.

Zeruia,[15] "bálsamo", Irmã de Davi e mãe de Abisai, Joabe e Asael, 1 Crônicas 2.16; 2Sm 16.10.

Vasti, " linda", esposa do rei Assuero, Ester 1.9, seu nome aparece 10 vezes.[16]

Zilá é a segunda esposa de Lameque e mãe de Tu-balcaim, mestre dos artesãos em bronze e ferro, como mencionado em Gênesis 4.19, 22. Ela é descendente de Caim e foi o primeiro homem a ter duas mulheres, diante das quais proferiu o seu cântico da vingança, conforme descrito em Gênesis 4.18-24. Zilá é mencionada apenas três vezes na Bíblia.

Zilpa, cujo significado é "um pingo", foi a moça da Síria que Labão deu a Lia como serva e concubina de Jacó. Ela foi mãe de Aser e Gade, conforme descrito em Gênesis 29.24.

Zíporá, cujo significado é "pássaro" ou "pardal", era filha de Reuel ou Jetro, sacerdote de Midiã, com quem Moisés se casou. Ela foi mãe de Gérson e Eliézer, conforme mencionado em Êxodo 2.21, Êxodo 4.25 e Êxodo 18.2.

 

[1] 2Rs 8.26; 2Rs 11.1; 2Rs 11.2; 2Rs 11.3; 2Rs 11.13; 2Rs 11.14; 2Rs 11.20; 2Cr 22.3; 2Cr 22.10; 2Cr 22.11; 2Cr 22.12; 2Cr 23.12; 2Cr 23.13; 2Cr 23.21; 2Cr 24.7; Ed 8.7.

[2] Ester.  Et 2.7; Et 2.8; Et 2.10; Et 2.11; Et 2.15; Et 2.16; Et 2.17; Et 2.18; Et 2.20; Et 2.22; Et 4.4; Et 4.5; Et 4.8; Et 4.9; Et 4.10; Et 4.12; Et 4.13; Et 4.15; Et 4.17; Et 5.1; Et 5.2; Et 5.3; Et 5.4; Et 5.5; Et 5.6; Et 5.7; Et 5.12; Et 6.14; Et 7.1; Et 7.2; Et 7.3; Et 7.5; Et 7.6; Et 7.7; Et 7.8; Et 8.1; Et 8.2; Et 8.3; Et 8.4; Et 8.7; Et 9.12; Et 9.13; Et 9.25; Et 9.29; Et 9.31;

[3] Gomer.  Êx 16. 16; Êx 16. 18; Êx 16. 32; Êx 16. 33; Êx 16. 36; Lv 27. 16.

[4] 1Rs 16.31; 1Rs 18.4; 1Rs 18.13; 1Rs 18.19; 1Rs 19.1; 1Rs 19.2; 1Rs 21.5; 1Rs 21.7; 1Rs 21.11; 1Rs 21.14; 1Rs 21.15; 1Rs 21.23; 1Rs 21.25; 2Rs 9.7; 2Rs 9.10; 2Rs 9.22; 2Rs 9.30; 2Rs 9.36; 2Rs 9.37; Apo2.20.

[5] Gn 29.16; Gn 29.17; Gn 29.23; Gn 29.24; Gn 29.25,28 (ARF); Gn 29.30; Gn 29.31; Gn 29.32; Gn 29.34 (ARC); Gn 30.9; Gn 30.10; Gn 30.11; Gn 30.12; Gn 30.13; Gn 30.14 (2 vezes); Gn 30.16; Gn 30.17; Gn 30.18; Gn 30.19; Gn 31.4; Gn 31.14; Gn 31.33(2 vezes); Gn 33.1; Gn 33.2; Gn 33.7; Gn 34.1; Gn 35.23; Gn 35.26; Gn 46.15; Gn 46.18; Gn 49.31; Rut4.11;

[6] Gn 22.24; 2Sm 3.3; 2Sm 10.6; 2Sm 10.8; 1Rs  2.39; 1Rs  15.2; 1Rs  15.10; 1Rs  15.13; 1Cr  2.48; 1Cr  2.49;1Cr  3.2; 1Cr  7.15; 1Cr  7.16; 1Cr  8.29; 1Cr  9.35; 1Cr  11.43; 1Cr  19.6; 1Cr  19.7; 1Cr  27.16; 2Cr 11.20;2Cr 11.21; 2Cr 11.22; 2Cr 15.16.

[7]. Mt 1.16,18,20; 2.11; 13.55, Mc 6.3; Lc 1.27,30,34,38,39,41,46,56; 2.5,16,19,33,34; At 1.14. Temos outras vezes que ela é mencionada por João, embora não fale seu nome, Veja. Jo 2.1,3; 19.25,25,27.

[8] 1Sm 14.49; 18.17-19; 2Sm 21.8

[9] MIRIÃ Êx15:20; Êx15:21; Nm12:1; Nm12:4; Nm12:5; Nm12:10; Nm12:15; Nm20:1; Nm26:59; Dt24:9; 1Cr 4:17; 1Cr 6:3; Mq 6:4.

[10] Gn 17.15; Gn 17.17; Gn 17.19; Gn 17.21; Gn 18.6; Gn 18.9; Gn 18.10; Gn 18.10; Gn 18.11; Gn 18.11; Gn 18.12; Gn 18.13; Gn 18.14; Gn 18.15; Gn 20.2; Gn 20.2; Gn 20.14; Gn 20.16; Gn 20.18; Gn 21.1; Gn 21.1; Gn 21.2;  Gn 21.3; Gn 21.6; Gn 21.7; Gn 21.9; Gn 21.12; Gn 23.1; Gn 23.1; Gn 23.2; Gn 23.2; Gn 23.19; Gn 24.36; Gn 24.67; Gn 25.10; Gn 25.12; Gn 49.31; Êx 15.26; Sl 41.4; Sl 60.2; Sl 103.3; Sl 147.3; Is 51.2; R m 4.19; Rm 9.9; Hb 11.11; 1Pd 3.6.1.       Ela é a mulher mais mencionada na bíblia, cerca de 47. Em segundo, Maria mãe de Jesus e terceiro Jezabel com 20. Confira em Jezabel.

[11] Gn 11.29; Gn 11.30; Gn 11.31; Gn 12.5; Gn 12.11; Gn 12.17; Gn 16.1; Gn 16.2 (2); Gn 16.3; Gn 16.5; Gn 16.6(2); Gn 16.8(2); Gn 17.15 (2 vezes).

[12]Lv24.11; 1Cr  3.19; 1Cr  23.9;1Cr  23.18; 1Cr  24.22; 1Cr  26.25; 1Cr  26.26; 1Cr  26.28; 2Cr 11.20; Ed 8.10.

[13] 1Rs  11.20; Jr 2.16; Jr 43.7; Jr 43.8; Jr 43.9; Jr 44.1; Jr 46.14; Ez 30.18.

[14] Gn 38.6; Gn 38.11; Gn 38.13; Gn 38.24; Rt 4.12; 2Sm 13.1; 2Sm 13.2; 2Sm 13.4; 2Sm 13.5; 2Sm 13.6; 2Sm 13.7; 2Sm 13.8; 2Sm 13.10; 2Sm 13.19; 2Sm 13.20; 2Sm 13.22; 2Sm 13.32; 2Sm 14.27; 1Cr  2.4; 1Cr 3.9; Ez 47.19; Ez 48.28; Mt 1.3.

[15] 1Sm 26.6; 2Sm 2.13; 2Sm 2.18; 2Sm 3.39;2Sm 8.16; 2Sm 14.1; 2Sm 16.9; 2Sm 16.10; 2Sm17.25; 2Sm 18.2; 2Sm 19.21; 2Sm 19.22;2Sm 21.17; 2Sm 23.18; 2Sm 23.37; 1Rs 1.7; 1Rs 2.5; 1Rs2.22; 1Cr2.16; 1Cr 11.6; 1Cr 11.39;1Cr 18.12; 1Cr 18.15; 1Cr 26.28; 1Cr 27.24. ela é mencionada mais de 25 vezes.

[16] Et 1.9; Et 1.11; Et 1.12; Et 1.15; Et 1.16;   Et 1.17;   Et 1.19;   Et 2.1;   Et 2.4;   Et 2.17 

Contador de visitas