Parousia, Apocalypsis e Epiphaneia
Na escatologia paulina, três palavras são utilizadas em relação à volta do Senhor. Vamos analisar cada uma delas:
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Parousia:
- Pode ser traduzida como "vinda" ou "presença".
- Paulo também a utiliza ao referir-se à vinda de Estéfanas (1 Co 16.17) e à sua própria visita a Filipos (Fl 1.26).
- Geralmente, significa presença pessoal e é usada para descrever a volta do Senhor, relacionando-se com as bênçãos aos cristãos (1 Co 15.23; 1 Ts 4.14-17) e com a destruição do homem do pecado (2 Ts 2.8).
- Na literatura grega não bíblica, frequentemente era associada à visita de pessoas de alta classe, especialmente reis e imperadores visitando uma província.
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Apocalypsis:
- Tem o significado de "desvendamento", "descoberta" ou "revelação".
- Quando aplicada à vinda de Cristo, refere-se à revelação do que Ele é atualmente para o mundo inteiro. Sua glória, poder e reinado estão ocultos, mas serão revelados em Sua vinda (2 Ts 1.7; 1 Co 1.7).
- Este é o sentido do livro de Apocalipse, que é uma revelação da glória de Jesus. Tudo o que Ele é atualmente será manifestado ao mundo de acordo com o Apocalipse.
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Epiphaneia:
- "Epifanéia" significa "aparição" ou "resplendor" e indica a visibilidade do retorno de Cristo.
- Embora seja mais restrita às Epístolas Pastorais, Paulo também a utiliza em sua Segunda Epístola aos Tessalonicenses, afirmando que Cristo destruirá o iníquo com a "epiphaneia de sua parousia" (2 Ts 2.8).
- Essa palavra é aplicada tanto à primeira quanto à Segunda vinda de Cristo. A imortalidade veio por meio da aparição (epiphaneia) de Jesus na carne (2 Tm 1.10). No entanto, isso também é futuro, uma vez que aguardamos "a aparição (apiphaneia) da glória de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tt 2.13).
FONTE:
http://www.cacp.org.br/parousia-apocalypsis-e-epiphaneia/
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