Curiosidade no livro Daniel

INTRODUÇÃO LIVRO DANIEL

É o 27º livro da Bíblia, composto por 12 capítulos e 357 versículos. 

Tema:

Profecias sobre os Reinos Gentílicos desde os Dias de Daniel até o Milênio e o Reino Eterno de Deus na Terra

O livro de Daniel abrange profecias abrangentes relacionadas aos reinos gentílicos, estendendo-se desde os dias de Daniel até o Milênio e o estabelecimento do reino eterno de Deus na terra. Essas profecias estão dispersas em várias passagens do livro, fornecendo uma visão detalhada dos eventos que moldarão o curso da história.

Versículo-chave:

"Ele [Deus] revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com Ele mora a luz" (2.22).

Pessoas-chave:

Daniel, Nabucodonosor, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego, Belsazar e Dario.

Lugares-chave:

O palácio de Nabucodonosor, a fornalha ardente, o banquete de Belsazar e a cova dos leões.

  1. Profecias sobre os Reinos Gentílicos:

   - Daniel apresenta visões e interpretações que descrevem os reinos gentílicos, delineando seu surgimento, ascensão, queda e impacto na história (Daniel 2.38-45; 7.17-27; 8.20-25; 9.24-27; 11.40-12.13).

  1. Registro Histórico da Babilônia e do Império Medo-Persa:

   - Além das profecias, Daniel registra detalhes históricos da Babilônia e do Império Medo-Persa. Os reinados de Nabucodonosor, Belsazar, Dario (o medo) e Ciro (o persa) são abordados em diferentes seções do livro (Daniel 2.1-4.37; 5.1-31; 6.1-28; 9.1; 10.1; 11.1).

  1. Limitações Temporais na Profecia:

   - Contrariando a teoria universal de que o livro de Daniel cobre todo o tempo dos gentios, o texto destaca a limitação temporal da profecia. Daniel foca nos reinos que oprimiram Israel desde seus dias até o estabelecimento do reino de Deus na terra.

  1. Oito Impérios Mundiais no Tempo dos Gentios:

   - Daniel identifica a existência de oito impérios mundiais durante o tempo dos gentios, cada um desempenhando um papel na opressão de Israel e culminando no estabelecimento do reino de Deus (Daniel 2.38-45; 7.17-27).

Ao examinar as profecias de Daniel, é crucial reconhecer a especificidade temporal e o foco nos eventos que impactaram diretamente Israel, proporcionando uma visão única do plano divino para a redenção e o estabelecimento final do reino de Deus na terra.

Autoria e Data:

A autoria e a data do Livro de Daniel têm sido temas de debates entre os estudiosos bíblicos. A controvérsia gira em torno da maneira como as profecias e visões de Daniel detalham a sucessão de quatro impérios antigos, iniciando com o babilônico (capítulos 2, 7, 11). Daniel fornece uma descrição minuciosa das relações históricas entre os reinos selêucidas e Ptolomeu pouco antes e durante o reinado de Antíoco IV Epifânio (capítulo 11). Para explicar esse conhecimento detalhado, muitos acadêmicos concluem que o livro deve ter sido escrito por um autor desconhecido por volta de 170 a.C., durante a vida de Antíoco IV Epifânio, e não durante o tempo de Daniel, que foi levado para a Babilônia em 605 a.C. No entanto, representações no próprio livro indicam que Daniel era seu autor (Daniel 9:2; 10:2) e que foi escrito logo após a captura de Babilônia por Ciro em 539 a.C. Além disso, Jesus cita a previsão da "abominação da desolação" encontrada neste livro como sendo "do que fala o profeta Daniel" (Mateus 24:15).Daniel, um príncipe cativo de Judá (1.3-6), se destaca como um intérprete habilidoso de sonhos e visões (1.17; 2.12-49; 4.8-27; 5.10-31). Além disso, ele ocupa a posição de primeiro-ministro sob diversos reis (2.46-49; 5.29; 6.1-3) e exerce o papel de profeta de Deus (7.28; 8.1; 9.21-23; 10.1-12; 12.4-13).

Propósito:

O livro de Daniel abraça um propósito duplo que permeia suas páginas:

  1. Reafirmação da Esperança para o Povo do Concerto no Antigo Testamento:

   - O livro visa proporcionar ao povo do concerto do Antigo Testamento a certeza de que o juízo resultante de seu cativeiro entre as nações gentias não seria permanente.

   - Oferece uma mensagem de esperança, reforçando a fidelidade de Deus em preservar e restaurar Seu povo, mesmo diante das adversidades do exílio.

  1. Transmissão de Visões Proféticas sobre a Soberania de Deus e o Triunfo Final de Seu Reino:

   - Lega ao povo de Deus, ao longo de sua história, visões proféticas que destacam a soberania divina sobre as nações e antecipam o triunfo definitivo do reino de Deus na terra.

   - Através das vidas de Daniel e de seus três amigos, assim como das mensagens proféticas, o livro reitera a segurança das promessas divinas, afirmando que a preservação e restauração do povo de Deus são tão inabaláveis quanto a chegada do reino messiânico eterno.

Destinatário:

Direcionado aos cativos na Babilônia, compartilhando experiências e lições valiosas. Além disso, é destinado ao povo de Deus em todos os lugares, buscando inspirar, fortalecer a fé e proporcionar consolo, reconhecendo que, assim como Deus cuidou dos cativos na Babilônia, Ele continua a cuidar de Seu povo em todas as circunstâncias.

Dificuldades Interpretativas:

 A autoria e a data de Daniel não são as únicas questões interpretativas apresentadas pelo livro. Há variações significativas na abordagem global do livro, que podem ser divididas em três categorias principais. A primeira abordagem é adotada por aqueles que concluem que o livro foi escrito durante o tempo de Antíoco Epifânio. De acordo com essa perspectiva, todas as referências a eventos anteriores a Antíoco são consideradas história comum, escrita após os eventos descritos. A única previsão genuína no livro seria a morte antecipada de Antíoco e a intervenção esperada de Deus para estabelecer Seu reino. No entanto, Antíoco não morreu da forma descrita (11:36-12:03 nota), e o reino não se materializou como aparentemente previsto. Consulte as notas 2:44; 7:14, 18.

Uma segunda visão, mais tradicional, destaca as previsões do livro principalmente relacionadas ao primeiro advento de Cristo. Essa abordagem está geralmente associada a uma posição escatológica amilenista ou pós-milenista.

Um terceiro ponto de vista concentra-se principalmente em Antíoco Epifânio e na perseguição do povo de Deus durante o seu reinado. O outro foco é

Enfoque Defensivo

O livro de Daniel se destaca como um notável testemunho da eficácia da profecia preditiva presente nas Sagradas Escrituras. A narrativa antecipou detalhes históricos de tal maneira que a alta crítica, ao considerar os milagres como impossíveis, postergou a autoria para épocas posteriores aos eventos. Um exemplo clássico é a previsão relacionada a Alexandre, o Grande, e ao império grego. Algumas predições foram cumpridas precisamente (8.5-8). A confirmação de que o livro foi escrito antes dos eventos está na apresentação dessas Escrituras aos judeus, que as mostraram a Alexandre, conforme relato do historiador Flávio Josefo.

No entanto, devido à presença de muitos simbolismos, tanto iconográficos quanto numéricos, o livro tem sido interpretado de maneira divergente por vários grupos escatológicos, como os Adventistas do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová, resultando em previsões distorcidas e infundadas. Freqüentemente, fundamentam suas previsões incorretas sobre a data da vinda de Jesus à terra com base em passagens de Daniel e Apocalipse.

Utilizando a declaração das "2300 tardes e manhãs" (8.14), os adventistas previram a segunda vinda de Jesus para 1843, e as Testemunhas de Jeová para 1914. Apesar de os estudiosos de apologética considerarem as profecias de Daniel cumpridas na história como uma forte evidência de sua inspiração divina, reconhecem que, se fosse possível prever as datas da segunda vinda de Cristo a partir do conteúdo do livro de Daniel, Jesus teria abordado esse conhecimento durante seu ministério terreno. Contudo, Ele afirmou que esse é um conhecimento oculto (Mt 24.36).

Além disso, os vegetarianos, especialmente aqueles que adotam essa prática por motivos religiosos, muitas vezes recorrem ao primeiro capítulo de Daniel para fundamentar espiritualmente suas escolhas alimentares. No entanto, é importante destacar que o texto é mais descritivo do que normativo, considerando que os alimentos do rei eram dedicados aos deuses pagãos, sendo esse o motivo que levou Daniel e seus amigos a optarem pela abstinência.

Estrutura e Conteúdo do Livro de Daniel: Uma Visão Geral

O livro de Daniel naturalmente se divide em três partes distintas. 

  1. Capítulo 1: Escrito em hebraico, abrange o contexto histórico do livro.
  2. Capítulos 2—7: Escritos em aramaico, descrevem a ascensão e queda de quatro poderosos reinos mundiais sucessivos, culminando no estabelecimento do reino eterno de Deus (principalmente nos capítulos 2 e 7). Esses capítulos destacam a soberania divina sobre as questões humanas e nacionais, ilustrando eventos como a ascensão de Daniel na corte de Nabucodonosor, a presença do Filho de Deus na fornalha com os amigos de Daniel, a loucura temporária de Nabucodonosor como castigo divino, o desempenho profético de Daniel no banquete de Belsazar, seu livramento miraculoso na cova dos leões e a visão dos quatro reinos mundiais julgados pelo "Ancião de dias".
  3. Capítulos 8—12: Novamente escritos em hebraico, revelam surpreendentes profecias e visitações angelicais de Deus sobre o povo judeu sob o domínio gentio (capítulos 8—11), o período das setenta "semanas" proféticas relacionado à missão messiânica (capítulo 9) e o livramento final de Israel no fim dos tempos (capítulo 12).

 

As mensagens proféticas de Daniel abrangem duas dimensões: o futuro próximo e o futuro distante, muitas vezes entrelaçando-se. Por exemplo, nos capítulos 8 e 11, Daniel profetiza sobre o tipo de Anticristo futuro, Antioco IV Epifânio, enquanto simultaneamente profetiza sobre o Anticristo dos últimos dias. Essa interação entre dois tipos de futuros caracteriza a profecia bíblica em geral e, em particular, o livro de Daniel. Deus revela a Daniel que a profecia para o futuro distante é uma mensagem oculta até o "tempo do fim", quando o povo de Deus buscará discernimento, pureza e sabedoria para compreensão.

Daniel no Novo Testamento: Uma Influência Pervasiva

A influência do Livro de Daniel no Novo Testamento transcende as cinco ou seis citações diretas que o livro recebe. Muitos elementos da história e profecia de Daniel ressurgem nos trechos proféticos dos Evangelhos, das Epístolas e do Apocalipse. Destacam-se as seguintes conexões entre as profecias de Daniel e o Novo Testamento:

  1. Messias Vindouro:

   Daniel descreve o Messias como a "grande pedra" que esmagará os reinos do mundo (Daniel 2.34,35,45).

  O título "Filho do homem", concedido a Ele pelo Ancião de dias com domínio, glória e reino, é retomado nos Evangelhos (Daniel 7.13,14).

  1. Profecia do "Messias, o Príncipe":

   A profecia de Daniel sobre o Messias que viria e seria tirado é relacionada ao entendimento do advento de Cristo (Daniel 9.25,26).

  1. Visão em Daniel 10.5-9:

   Algumas interpretações sugerem que a visão de Daniel nesta passagem pode ser uma aparição do Cristo pré-encarnado, encontrando paralelos com a descrição de Cristo no Apocalipse (cf. Apocalipse 1.12-16).

  1. Temas Proféticos Desenvolvidos no Novo Testamento:

   O Livro de Daniel antecipa temas proféticos plenamente desenvolvidos no Novo Testamento, como a grande tribulação, o anticristo, a segunda vinda do Senhor, o triunfo do reino de Deus, a ressurreição dos justos e ímpios, e o Juízo Final.

  1. Vidas de Daniel e Seus Amigos como Exemplos Neo-Testamentários:

   As vidas de Daniel e seus três amigos exemplificam o ensino neotestamentário da separação pessoal do pecado e do mundo, vivendo no mundo incrédulo sem participar do seu espírito e modos (Daniel 1.8; 3.12; 6.18; cf. João 7.6,15,16,18; 2 Coríntios 6.14—7.1).

Assim, o Livro de Daniel não apenas prediz eventos futuros, mas também contribui de maneira significativa para a compreensão e interpretação das verdades messiânicas e escatológicas presentes no Novo Testamento.

curiosidade no livro:

Contém 16 perguntas, 218 versículos dedicados à narrativa histórica, 79 versículos de profecias cumpridas e 60 versículos de profecias ainda não cumpridas. No total, apresenta sete ordens, quatro promessas e 16 mensagens diretas de Deus. Capítulo maior é o  2, com 49 versículos. Menor é o 12, com 13 versículos. Tem um trecho que foi escrito em Aramaico, Daniel 2.4 a 7.28. é citado no novo testamento em Mateus 13.42,50; 24.15,30; parafraseada por Jesus em Mateus 26.64 conf.: Daniel 7.13,14. Marcos 13.14 conf.: Daniel 11.31. Marcos 13.26 conf.: Daniel 7.13,14. Marcos 14.62 conf.: Daniel 7.13,14. Lucas 22.69 conf.: Daniel 7.13,14. 

Há profecia (13 vezes) em Daniel que foi cumprida em Jesus, a saber:

Daniel 2.34-35 ... uma pedra cortada sem mãos ... Atos 4.10-12.

Daniel 2.44,45 ... Seu Reino Triunfante ... Lucas 1.33, 1 Coríntios 15.24, Apocalipse 11.15.

Daniel 7.13-14a ... Ele subirá ao céu ... Atos 1.9-11.

Daniel 7.13-14b ... Altamente exaltado ... Efésios 1.20-22.

Daniel 7.13-14c ... Seu domínio será eterno ... Lucas 1.31-33.

Daniel 7.27 ... Reino dado aos santos ... Lucas 1.33, 1 Coríntios 15.24, Apocalipse 11.15.

Daniel 9.24a ... Para dar fim aos pecados ... Gálatas 1.3-5.

Daniel 9.24b ... Ele seria santo ... Lucas 1.35.

Daniel 9.25 ... Anunciado para o seu povo após 483 anos, no dia exato, depois do decreto para reconstruir a cidade de Jerusalém ... João 12.12-13.

Daniel 9.26a ... Foi morto ... Mateus 27.35.

Daniel 9.26b ... Morreu pelos pecados do mundo ... Hebreus 2.9.

Daniel 9.26c ... Assassinado antes da destruição do templo ... Mateus 27.50-51.

Daniel 10.5-6 ... O Messias em estado glorificado ... Apocalipse 1.13-16.

O nome de Daniel aparece 79 vezes nos livros:

Ezequiel e Daniel. Dessas 82 vezes, 79 são no Velho Testamento e 1 é no Novo Testamento, especificamente no livro de Mateus.Ez 14.14;  Ez 14.20; Ez 28.3; Dn 1.6;  Dn 1.8; Dn 1.9;  Dn 1.10;  Dn 1.11; ; Dn 1.17; Dn 1.19; Dn 1.21; Dn 2.13; Dn 2.14; Dn 2.15; Dn 2.16; Dn 2.17; Dn 2.18; Dn 2.19; Dn 2.20;  Dn 2.24;  Dn 2.25;  Dn 2.26;  Dn 2.27;  Dn 2.46;  Dn 2.47; Dn 2.48; Dn 2.49; Dn 4.8; Dn 4.19;  Dn 5.12; Dn 5.13; Dn 5.17; Dn 5.29;  Dn 6.2;  Dn 6.3;  Dn 6.4;  Dn 6.5;  Dn 6.10; Dn 6.11; Dn 6.13; Dn 6.14; Dn 6.16; Dn 6.17; Dn 6.20; Dn 6.21; Dn 6.23; Dn 6.24; Dn 6.26; Dn 6.27; Dn 6.28; Dn 7.1; Dn 7.2; Dn 7.15;  Dn 7.28; Dn 8.1; Dn 8.15; Dn 8.27; Dn 9.2; Dn 9.22; Dn 10.1; Dn 10.2; Dn 10.7; Dn 10.11; Dn 10.12; Dn 12.4; Dn 12.5; Dn 12.9; Mt  24.15.

 

 

 

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