Introdução: Livro de Mateus, 28 capítulos, 1.071 versículos (ARC), 23.893 Palavras (BÍBL. NTLH, 2000[i]); Foi o Evangelho mais citado pelos escritores cristãos nos primeiros séculos depois de Cristo e acabou sendo colocado como o primeiro dos quatro Evangelhos na ordem em que aparecem no Novo Testamento. (BÍBL. NTLH, 2000). O maior capítulo é 26, com 75 versículos. E o menor 3, com 17. O livro de Mateus começa com a genealogia de Cristo e termina com a paixão, morte e ressurreição.
Na genealogia de Jesus, Mateus referem Três gerações de quatorze no total de 42 nomes;[1] baseado no número sete, que tem caráter simbólico.
Mateus dá a genealogia na ordem direta, ou descendente, a começar em Abraão[2], (Mt 1. 1-16), terminando com José.
Contém 64 referências do antigo testamento;[3] 177 perguntas[4]; 25 profecias do AT; 47 novas profecias; 815 versículos de história; 256 versículos de profecias -164 não cumpridos e 92 cumpridos; e 2 mensagens distintas de Deus (3.17 e 17.5). (DAKE, 1995); Mateus, mais do que Marcos e Lucas, faz citações abundantes da Lei e dos Profetas (5.17-18; 7.12; 11.13; 22.40). (ALMEIDA, 1999 [ii]).
SESSÕES QUE NÃO ESTÃO CONTIDAS NOS OUTROS EVANGELHO:
Entre as 45 parábolas de Jesus registradas nos Evangelhos, Mateus relatou 20 Parábolas. Dez[5], não são mencionados nenhum dos outros; só no capítulo treze registrou sete parábolas. Cristo aboradavas elas nas cercanias de Cafarnaum, junto ao mar da Galileia. Milagres feito por Cristo são 35 nos Evangelhos e Mateus conta 11, dos 11, três mencionado nenhum dos outros[6].
Nove discursos de Jesus 5.1 ao 7,29; 11.28 ao 30 12.36 a 37 16.17 a 19 18. 15 a 25 21.43 23.1 a 33 24.1-25, 6. 28. 18-20.
O aparecimento de Jesus às outras mulheres (Mt 28.9-10); O relato dos guardas sobre a ressurreição (Mt 28.11-15).
Paixão de Cristo ele registra seis eventos da sua paixão 27.3 ao 11, 19,52,53, 62 ao 64, 65,66; 28.2.
Filho de Davi é usado 9 vezes, (1.1; 9.27; 12.23; 15.22; 20.30,31; 21.9, 15.22.42).
Quatro eventos na infância: a visita dos sábios (2.1-15); o massacre (2.16-18); a fuga para o Egito (2.13-15); o retorno (2.19-23.
O capítulo 5 versos 44; a quatro mandamentos que devem ser obedecidos pelos crentes entre 1.050 mandamentos do novo testamento:
1) ame seus inimigos. 2) abençoe quem o amaldiçoa. 3) faça o bem àqueles que o odeiam. 4) ore pelos seus perseguidores. (DAKE, 1995, p. 2059[iii]).
"O reino dos céus"— ocorre 32 “ARA” vezes nesse livro (e em nenhum outro lugar da Escritura).[7]
Falando em escatologia! Ele cita 24 sinais da segunda vinda de Jesus. Só no capítulo 24. Confira:
Enganos (w. 4,5,11,24); 2) Falsos Cristos (w. 5,23-26); 3) Guerras e rumores de guerras (w. 6,7);4) Fomes (v. 7; Ap 6.5,6); 5) Pestes (v. 7; Ap 6.8); 6) Terremotos (v. 7; Ap 6.12-17); 7) Anti-semitismo (v 9; Mc 13.9,13); 8) Escândalos (v. I0;'cf. Mt 18.1-10).9 Traições (v. 9; Mc 13.12).10 ódio (v. 10; 2 Tm 3.1-9).11 Falsos profetas (w. 11,24; Ap 13).12 Abundância da iniquidade (v. 12).13 Diminuição do amor (w. 12,13; 2 Tm 3).14 Aumento da obra missionária (v. 14).15 Abominação da desolação (v. 15; Dn 9.27; 2 Tm 2.4; Ap 13).16 Nova nação judaica na Judéia (w. 9,15-26; EZ 37; Dn 9.27).17 Novo templo judaico (w. 15,26; Ap 11.1,2; Dn 8.9-13; 9.27; 11.45; 2 Ts 2.4).18 Grande tribulação de três anos e meio (v. 21; Dn 12.1; Ap 12.1-19.21).19 Martírios (w. 9,22; Dn 8.24; Ap 7.9-17; 11.7;15.2-4; 20.5,6).20 Fuga dos judeus da judéia (w. 16-21; Ap 12.6,14; IS 16.1-5; SI 60.4-8; Dn 11.40-45; EZ 20.33- 38; OS 2.14-16).21 Aumento das forças satânicas (v. 24; 2 Ts 2.8- 12; Ap 13; 16.14; 19.20).22 Fartura (v. 38; Lc 17.28; 21.34).23 Crimes sexuais (v. 38; Lc 17.27).24 Procrastinação e letargia (v. 39). (DAKE, 1995).
Mateus cita extensivamente os profetas, muitas vezes utilizando a frase "que foi dito pelo (s) profeta (s)"8 vezes[8]. A palavra profeta 24[9], e profetas 17 vezes.[10]
AUTOR E DATA DA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO – Esse livro é conhecido pelo nome do seu autor. Mateus que significa "presente do Senhor". SEU NOME É MENCIONADO CINCO VEZES.[11] Segundo DAKE: “Mateus supostamente pregou na Judeia durante 15 anos e posteriormente para a própria e outros lugares atos 2 .43 Ele não sofreu martírio”. (DAKE, 1995). Com notável unanimidade, a tradição da Igreja tem atribuído desde o séc. II “Eusébio (c. 265-339 d.C.), Orígenes (c. 185-254 d.C.) cita” a composição deste Evangelho a Mateus, o publicano (9.9; 10.3), chamado também de Levi, filho de Alfeu (Mc 2.14; Lc 5.27), o coletor de impostos a quem Jesus chamou e uniu ao grupo dos seus discípulos (10.1-4; Mc 3.13-19; Lc 6.13-16). (ALMEDA, 1999). Segundo MacArthur: “Em nenhum outro lugar da Escritura o nome de Mateus está associado ao termo "publicano"; os outros evangelistas sempre empregam o seu antigo nome, Levi, quando se referem ao seu passado pecaminoso”. (MACARTHUR, p1205[iv]). Era um cobrador de impostos a serviço de Roma, mas que abandonou um para servir a Cristo, mesmo que muitos escritores alegam que ele tinha uma vida de avareza e desonestidade. Alguns estudiosos propuseram a datas como 50 d.C. Alguns estudiosos considerem a forte possibilidade de o Evangelho Segundo Mateus ter sido escrito na Antioquia da Síria, as evidentes características judaicas do texto original apontam sua geração para alguma parte da antiga Palestina. (JAMES,1611[v]). Muitos eruditos modernos também acreditam que tanto Mateus quanto Lucas basearam-se em Marcos para escrever seus Evangelhos, (BÍB. PLENITUDE). O Evangelho de Marcos parece ter sido uma das fontes principais dos Evangelhos de Mateus e de Lucas. Dos 678 versículos em Marcos, somente 31 não aparecem nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Dos 1.071 versículos de Mateus, uns 500 vêm de Marcos; e dos 1.151 versículos de Lucas, uns 336 são de Marcos. (BÍBL, NTLH ). O escritor deste Evangelho provavelmente usou o Evangelho de Marcos. Supondo se que Marcos foi composto com a ajuda do apóstolo Pedro, em Roma, uma data apropriada para Mateus seria entre AD 64 e 70. (BÍBL.GENEBRA[vi]).
Conteúdo – A primeira parte (caps. C—7) contém o Sermão da Montanha, no qual Jesus descreve como as pessoas devem viver no Reino de Deus. A segunda parte (8.1—11.1) reproduz as instruções de Jesus a teus discípulos quando ele os enviou para a viagem missionária. A terceira parte (11.2—13.52) registra várias controvérsias nas quais Jesus estava envolvido e sete parábolas descrevendo algum aspecto do Reino dos céus, em conexão com a resposta humana necessária.0 principal discurso na quarta parte (13.53—18.35) aborda a conduta dos crentes dentro da sociedade cristã (cap. 18). A quinta parte de Mateus (19.1—25.46) narra a viagem final de Jesus a Jerusalém e revela seu conflito climático com o Judaísmo. Os caps. 24—25 contêm os ensinamentos de Jesus relacionados às últimas coisas. O restante do livro (26.1—28.20) detalha acontecimentos e ensinamentos relacionados à crucificação, à ressurreição e à comissão do Senhor à Igreja. (BÍB. PLENITUDE).
Característica – Também distintivo de Mateus é sua apresentação do ensinamento de Jesus em cinco grandes discursos: a ética, o discipulado e a missão, o reino dos céus, a igreja, e o tempo do fim. Estes cinco divisões podem ter sido modelada após os cinco livros de Moisés, para apresentar Jesus como o profeta como Moisés de Dt 18.18 . A maioria dos estudiosos hoje reconhecem os cinco discursos de ensino como a chave para o projeto básico de Mateus, especialmente porque cada discurso termina com uma expressão como: "E quando Jesus concluído estas palavras" (07.28 ). Além disso, parece haver uma relação entre cada discurso e a narrativa que o precede. Observe também que as porções narrativas lidam principalmente com a questão da identidade do rei, enquanto o material discurso tende a se concentrar nas pessoas do rei. (BÍBL., GENEBRA).
ADQUIRA O LIVRO: MULHERES E HOMENS VIRTUOSOS: QUEM O ACHARÁ.
CLICK NA IMAGEM
[1] Na genealogia de Jesus escrito em Mateus nomes dos antepassados vejamos as referências no antigo testamento as pessoas mencionadas.
1º) Davi é mencionado o primeiro porque ele era o mais ilustre de seus ancestrais como rei e profeta e por que a sua linhagem foi apontada por profeta posteriores como semente de Abraão através da qual o Messias viria. Na genealogia de Jesus escrito em Mateus vejamos as referências no antigo testamento das pessoas mencionadas:
2º) Abraão Gênesis 11 26 ao 25 3º) Isaque Gênesis 21. 1 ao 35 c; Confira 29. 3 Jacó Gênesis 25. 34 ao 50. 5º) Judá e seus irmãos Gênesis 29. 16 ao 30 confira 24 primeiras crônicas 2.14 a 4. Existe quatro mulheres registrados na genealogia aab e Ruth que era gentil e Tamar e bate-seba Judeia jenis 38 segundo Samuel 11.1 ao 5, Rute foi uma mulher pura livro de Rute 3.11 confira primeiras crônicas 2.4 ao 12 Rute 4.13 ao 22. Para referência sobre os nomes de perez a Jessé. AB referência Josué 2.1 ao 24; 6.25 Thiago 12.25 Roboâo primeiro Reis 11.41, 12,24. Abias primeiro Reis 14.31 AL 15.8. Josafá primeiro Reis 15 23 24 22.2 ao 50. Jeorão segundo reis 8.16 ao 24. Azarias ou Ozias segundo reis 8.25, 26 o Joais segundo reis 12.1 amazias segundo reis Jotão segundo reis 15.32 ao 38. Acaz segundo reis 16.1-20. Exequiais segundo reis 18.1 ao 20 Manassés segundo reis 21.1 ao 18 Josias segundo reis 22. 1 ao 13 entre eles e Josias existem mais dois Reis que não são ministrados aqui é Joacaz e Joaquim segundo reis 23. 31; 24.6. Depois dele Zé de Caxias reinou então o reino de Judá foi destruído segundo os reis 25.6 ao 25 1Crônicas 3.17 ou 19 3.2; 5.2. Os nove homens daqui até José não são mencionados em nenhum lugar das escrituras.
[2] Começar em Abraão: os 3 grupos de 14 são:
- a) "desde Abraão até Davi": Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Perez, Esrom; Arão, Aminadabe, Naassom, Salmom, Boaz; Obede,
Jessé, Davi: 14 nomes;
- b) "e desde Davi até a transportação para a Babilônia": Davi, Salomão,Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jorão, Uzias, Jotão,
Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias: 14 nomes (Davi é contado nos 2 grupos porque foi nomeado nos 2 grupos! É
assim que era feito e contado.);
- c) "e desde a deportação para a Babilônia até o Cristo": Jeconias, Salatiel, Zorobabel, Abiúde, Eliaquim, Azor, Sadoque,
Aquim, Eliúde, Eleázar, Matã, Jacó, José, Jesus: 14 nomes (o Cristo é contado no grupo porque foi nomeado nele! Não paremos em José.).
[3] Mateus, 1.23 conf. Isaías 7.14; Mateus 2.6 conf. Miqueias 5.2; Mateus 2.15 conf. Oséias 10.8; Mateus 2.17,18 conf. Jeremias 31.15; Mateus 4.4 conf. Deuteronômio 6.16; 8.3; Mateus 4.6 conf. Salmo 91.11; Mateus 4.7 conf. Deuteronômio 6.13; Mateus 4.10 conf. Deuteronômio 6.5; Mateus 4.15-16 conf. Isaías 9.1-2; Mateus 5.21 conf. Êxodo 20.13; Mateus 5.27 conf. Êxodo 20.14; Mateus 5.31 conf. Deuteronômio 24.1,3; Mateus 5.33 conf. Levítico 19.12; Números 30.2; Mateus 5.38 conf. Êxodo 21.24; Mateus 5.38 conf. Levítico 24.20; Mateus 5.43 conf. Levítico 19.18; Mateus 7.23 conf. Salmo 6.8; Mateus 9.13 conf. Oséias 6.6; Mateus 10.35-36 conf. Miqueias 7.6; Mateus 11.5 conf. Isaías 26.18,19; 29.18; Isaías 35.5,6; Mateus 11.10 conf. Malaquias 3.1; Mateus 12.7 conf. Oséias 6.6; Mateus 12.7 conf. Oséias 6.6; Mateus 12.18-21 conf. Isaías 42.1-4; Mateus 12.40 conf. Jonas 2.17; Mateus 13.14-15 conf. Isaías 6.9-10; Mateus 13.32 conf. Salmo 104.12; Mateus 13.35 conf. Salmo 78.2; Mateus13.42 conf. Daniel 3.6; Mateus13.50 conf. Daniel 3.6; Mateus 15.4 conf. Êxodo 20.12; Mateus 15.4 conf. Êxodo 20.17; Mateus 15.8-9 conf. Isaías 29.13 conf. Mateus 16.27 conf. Salmo 62.12; Mateus 18.16 conf. Deuteronômio 19.15; Mateus 19.4 conf. Gênese 1.27; Mateus 19.5 conf. Gênese 2.24; Mateus 19.7 conf. Deuteronômio 24.1-3; Mateus 19.18-19 conf. Êxodo 20.13-16 conf. Mateus 19.19 conf. Êxodo 20.13-16; Mateus 19.19 conf. Levítico 19.3; Levítico 19.18 “b”; Mateus 21.5ª conf. Isaías 62.11; Zacarias 9.9; Mateus 21.5b conf. Zacarias 9.9; Mateus 21.9 conf. Salmo 118.25-26; Mateus 21.13 conf. Isaías 56.7; conf. Mateus 21.16 conf. Salmo 8.2; Mateus 21.42 conf. Salmo 118.22-23; Mateus 22.24 conf. Deuteronômio 25.5 -7; Mateus 22.32 conf. Êxodo 3.6,15; Mateus 22.37 conf. Deuteronômio 6.5; Mateus 22.39; conf. Levítico 19.18 “b”; Mateus 22.44 conf. Salmos 110.1; Mateus 23.39 conf. Salmo 118.25-26; Mateus 24.15 conf. Daniel 9.27, 12,11; conf. Mateus 24.29 conf. Isaías 13.10; Mateus 24.30 conf. Daniel 7.13,14; Mateus 26.23 conf. Salmo 41.9; Mateus 26.31 conf. Zacarias 13.7; Mateus 26.38 conf. Salmos 116.3 conf. Mateus 26.64 conf. Daniel 7.13,14; Mateus 27.9-10 conf. Zacarias 11.12-13; Mateus 27.35 conf. Salmo 22.18; Mateus 27.46 conf. Salmo 22.1.
[4] 177 perguntas: 2.2; 3.7; 3.14; 5.13; 5.46, (3); 6.25-.30 (7); 7.3-4 (2); 7.9 (2); 7.16(2); 8.29 (2); 9.4 -33(6); 11.7,8,9,(5); 12.3; 12.11,12 (2); 12.26; 12.48; 13.10,27,28(4); 13.54-56(5); 14.31; 15.2, 3,12; 15.16,17,33,34; 16. 3,8,9,10,13,15,26(2); 17.10,17,19,24,25(3); 18. 1,12(2),21(2),33; 19.3,5,7, 16,17,18,20,25,27; 20.6,13,15(2),21,22,32; 21.10,16(2),20,23(2),25(3),28,31,40,42; 22.12,18,20, 28, 32,,36,42(2),45; 23.17,19,33; 24.3,47; 25.37(2), 38(2),39,44; 26.8,10,15,17,22,25,40,53, 54,55, 62,65, 66,68; 27.4,11,13,17,21,23,46.
[5] Dez Parábolas: joio (13.24-30); tesouro escondido (13.44); pérola (13.45); rede (13.47); servo impiedoso (18.23-35); trabalhadores (20.1-16); dois filhos (21.28-32); bodas (22.1-14); as dez virgens (25.1-13); os talentos (25.14-30).
[6] Um cego da Galileia 9.27-31; Exorcismo do mudo 9.32-34; moeda na boca do peixe 17. 24 - 27
[7] Reino dos céus
Mt 3.2; Mt 4.17;Mt 5.3; Mt 5.10; Mt 5.19; Mt 5.20;Mt 7.21;Mt 8.11; Mt 10.7; Mt 11.11; Mt 11.12; Mt 13.11; Mt 13.24; Mt 13.31; Mt 13.33; Mt 13.44; Mt 13.45; Mt 13.47; Mt 13.52; Mt 16.19; Mt 18.2; Mt 18.3; Mt 18.4; Mt 18.23; Mt 19.12; Mt 19.14; Mt 19.23; Mt 20.1; Mt 22.2; Mt 23.13; Mt 25.1.
[8] Que foi dito pelo Profeta:
Mt 1.22; Mt 4.14; Mt 8.17; Mt 12.17; Mt 13.35; Mt 21.4; Mt 27.35; Mt 2.23;
[9] Profeta:
Mt 1.22; Mt 2.5; Mt 2.15; Mt 2.17; Mt 3.3; Mt 4.14; Mt 8.17; Mt 10.41; Mt 10.41; Mt 11.9; Mt 11.9; Mt 12.17; Mt 12.39; Mt 13.35; Mt 13.57; Mt 14.5; Mt 16.4; Mt 21.4; Mt 21.11; Mt 21.26; Mt 21.46; Mt 24.15; Mt 27.9; Mt 27.35.
[10] Profetas:
Mt 2.23; Mt 5.12; Mt 5.17; Mt7 .1 2; Mt 7.15; Mt 11.13; Mt 13.17; Mt 16.14; Mt 22.40; Mt 23.29; Mt 23.30; Mt 23.31; Mt 23.34; Mt 23.37; Mt 24.11; Mt 24.24; Mt 26.56.
[11] Mencionado cinco vezes: Mt 9.9; Mt10.3; Mc 3.18; Lc 6; At 1.13.
[i] BÍBLIA SAGRADA “NTLH”, Sociedade Bíblica do Brasil. 2000.
[ii] BÍBLIA SAGRADA Estudo Almeida, “ARA”, Sociedade Bíblica do Brasil. 1999
[iii] DAKE. Finis Jennings. Bíblia estudo DAKE, “ARC”, Editora Atos, 1995
[iv] MACARTHUR. Barueri, Bíblia de Estudo MacArthur. ”ARA” Sociedade Bíblica do Brasil, SP. 2010.
[v] ANDERSON.R.Carl. Bíblia sagrada versão bíblia King Jannes 1611, BV Films Editora. Ed., revisada 2018.
[vi] SPROUL. Robert Charles, A Bíblia de Estudo de Genebra. ”ARA” Sociedade Bíblica do Brasil, SP. 1995.