DE ACORDO COM MacArthur, (P.388-394O), O jejum sem hipocrisia (Mateus 6: 16-18)
E sempre que você rápido, não colocar um rosto triste como os hipócritas, pois eles negligenciam a sua aparência, a fim de ser jejuando. Em verdade vos digo que eles já receberam sua plena recompensa. Mas tu, quando jejuardes, unge a tua cabeça, e lava o rosto, para que você não pode ser jejuando, mas a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (6: 16-18)
O jejum é a área da terceira após aqueles de dar (6: 2-4) e orando (vv 5-15.) -para Que Jesus dá um corretivo para as práticas religiosas hipócritas tipificados pelos escribas e fariseus. Em cada caso, a perversão do padrão de Deus foi causada pelo desejo primordial de ser visto e elogiado pelos homens (v. 1).
O jejum tem sido praticada por diversos motivos ao longo da história. Muitos pagãos antigos acreditavam que os demônios possam entrar no corpo através dos alimentos. Quando eles sentiram que estavam sob ataque demoníaco eles rápido para evitar que os espíritos mais malignos de ter acesso a seus corpos. Os iogues da maioria das religiões orientais e cultos foram sempre empenhada em jejum, muitas vezes por
longos períodos de tempo, em que visões místicas e insights são requeridas para ser recebido. Na sociedade ocidental moderna jejum tornou-se popular por razões puramente físicos e cosméticos, e é recomendado em alguns programas de dieta. A Bíblia registra nenhum ensinamento ou a prática do jejum por motivos práticos. Jejum legítimo sempre teve um propósito espiritual e nunca é apresentado como tendo qualquer valor em si mesmo.
Durante os tempos do Velho Testamento muitos crentes fiéis jejum-Moisés, Sansão, Samuel, Hannah, Davi, Elias, Esdras, Neemias, Ester, Daniel, e muitos outros. E o Novo Testamento nos diz do jejum de Anna, João Batista e os seus discípulos, Jesus, Paulo e muitos outros. Sabemos que muitos dos Padres da igreja primitiva em jejum, e que Lutero, Calvino, Wesley, Whitefield, e muitos outros líderes cristãos em circulação ter jejuado.
Mas a única rápido ordenado nas Escrituras é o ligado com o Dia da Expiação. Nesse dia, todas as pessoas foram a "humilhar [suas] almas" (Lv 16:29;. Cf. 23:27), uma expressão hebraica que incluiu abandonando o alimento como um ato de auto-negação. Isso foi um jejum nacional, envolvendo cada homem, mulher e criança em Israel. Mas ocorreu apenas uma vez por ano, e, em seguida, apenas como parte integrante do Dia da Expiação.
Porque não é em outro lugar ordenado por Deus, o jejum é diferente de dar e orando, para a qual existem muitos comandos em ambos os testamentos. Tanto o Antigo eo Novo Testamento falam favoravelmente de jejum e gravar muitos casos de jejum pelos crentes. Mas, exceto para o anual rápido que acabamos de mencionar, em nenhum lugar está necessário. Além disso, o jejum é mostrado para ser um ato voluntário inteiramente não obrigatórias, e não um dever espiritual de ser observado regularmente.
Jejum pretensioso
E sempre que você rápido, não colocar um rosto triste como os hipócritas, pois eles negligenciam a sua aparência, a fim de ser jejuando. Em verdade vos digo que eles já receberam sua plena recompensa. (6:16)
A frase e sempre que você rápido apoia o entendimento de que o jejum não é ordenado. Mas quando ela é praticada deve ser regulada de acordo com os princípios Jesus dá aqui.
Nēsteia ( rápido ) significa, literalmente, não para comer, de se abster de alimentos. Jejuns às vezes eram total e, por vezes, parcial, e normalmente apenas água estava bêbado.
Duas visões extremas de comer foram realizadas entre os judeus da época de Jesus. Muitos, como os mencionados nesta passagem, fez uma óbvia exibição de jejum. Outros acreditavam que, porque a alimentação é um dom de Deus, cada pessoa teria de prestar contas a ele no dia do juízo para todas as coisas boas que ele não tinha comido. O primeiro grupo não era apenas mais prevalente, mas foi mais hipócrita e orgulhoso. O seu jejum não era uma questão de convicção espiritual, mas um meio de auto-gratificação.
Na época de Cristo, o jejum, como quase todos os outros aspectos da vida religiosa judaica, tinha sido pervertido e torceu para além do que era bíblica e sincero. O jejum havia se tornado um ritual para ganhar mérito diante de Deus e diante dos homens atenção. Como oração e esmola, foi em grande parte um show religioso hipócrita
Muitos fariseus jejuavam duas vezes por semana (Lucas 18:12), geralmente no segundo e quinto dias da semana. Eles alegaram esses dias foram escolhidos porque eram os dias Moisés fez duas viagens separadas para receber as tábuas da lei de Deus no Monte Sinai. Mas esses dois dias também passou a ser os principais dias de mercado judeus, quando as cidades estavam cheias de agricultores, comerciantes e compradores. Eram, portanto, os dois dias em que o jejum público teriam as maiores audiências.
Aqueles que querem chamar a atenção para o seu jejum seria colocar um rosto sombrio , e negligenciar a sua aparência, a fim de ser jejuando . Eles usavam roupas velhas, às vezes propositAdãoente rasgadas e sujas, por desalinhar o cabelo, se cobrir com terra e cinzas, e até mesmo usar maquiagem, a fim de olhar pálido e doente. Como vimos nos capítulos anteriores, hipócritas vem de uma palavra grega para a máscara usada pelos atores para retratar um determinado personagem ou humor. Em relação ao jejum, alguns judeus hipócritas , literalmente, recorreu a teatralidade.
Quando o coração não é reto, o jejum é uma farsa e uma zombaria. Aqueles a quem Jesus condenado para o jejum , a fim de serem vistos pelos homens eram pretensiosamente hipócrita. Tudo o que fizeram centrada em torno de si mesmos. Deus não tinha lugar em seus motivos e sua maneira de pensar, e Ele não participou da sua recompensa. A recompensa que eles queriam era o reconhecimento por homens, e que a recompensa, e só essa recompensa, receberam na íntegra .
Infelizmente, ao longo da história da igreja jejum tem sido mais freqüentemente vistos nos dois extremos que eram comuns no judaísmo. João Calvin disse: "Muitos, por falta de saber a sua utilidade subestimar sua necessidade. E alguns rejeitá-lo todos juntos, como supérfluo, enquanto, por outro lado, onde o uso adequado do jejum não é bem compreendida, é facilmente degenera em superstição."
Jejum Adequada
Mas tu, quando jejuardes, unge a tua cabeça, e lava o rosto, para que você não pode ser jejuando, mas a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.(6: 17-18)
O jejum é mencionado cerca de trinta vezes no Novo Testamento, quase sempre favorável. É possível que o jejum foi subestimada mesmo em algumas partes da igreja primitiva. Pelo menos quatro vezes por referência ao jejum parece ter sido inserido no texto original em que não é encontrada em mais antigos e melhores manuscritos (Mateus 17:21; Marcos 09:29; Atos 10:30; 1 Cor 7..: 5). As outras contas favoráveis, porém, tanto nos evangelhos e nas epístolas, mostram que o jejum adequada é uma forma legítima de devoção espiritual.
A declaração de Jesus quando você rápido (16 cf. v.) indica que o jejum é normal e aceitável na vida cristã. Ele assume Seus seguidores jejuarão em certas ocasiões, mas Ele não dá um comando ou especificar um determinado tempo, o lugar, ou método. Porque a
validade do Dia da Expiação cessou quando Jesus fez o de uma vez por todas sacrifício na cruz (Hb. 10:10), a ocasião única para o jejum prescrito deixou de existir.
Os discípulos de Jesus não se rapidamente enquanto estava com eles, porque o jejum é principalmente associado com o luto ou outros tempos de consumir necessidade ou ansiedade espiritual. Quando os discípulos de João Batista perguntaram a Jesus por seus discípulos não rápido como eles e os fariseus fez, ele respondeu: "Os atendentes do noivo pode não chorar enquanto o esposo está com eles, podem? Mas dias virão que o noivo será tirado do meio deles, e então jejuarão "(Mat. 9: 14-15). O jejum é não associado com o luto.
O jejum nunca é mostrado na Escritura para ser o meio para a experiência espiritual elevada, visões, ou insight especial ou místicos de sensibilização, como muitos, incluindo alguns místicos cristãos, reivindicação. O jejum é apropriado nesta idade, porque Cristo é fisicamente ausente da terra. Mas é apropriado apenas como uma resposta aos tempos especiais de teste, julgamento, ou luta.
O jejum é apropriado durante momentos de tristeza. Quando Deus fez a primeira criança nascida de Bathsheba por Davi de ser doente, jejuou Davi enquanto ele implorou pela vida da criança (2 Sam. 12:16). Ele também jejuou quando Abner morreu (2 Sam. 03:35). Davi ainda em jejum, em nome de seus inimigos. "Quando eles estavam doentes, minhas roupas eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e minha oração voltava para o meu seio" (Sl 35:13)..
Em tais ocasiões de profundo pesar, o jejum é uma resposta humana natural. A maioria das pessoas não se então sentir vontade de comer. Seu apetite se foi, e comida é a última coisa que eles estão preocupados. A menos que uma pessoa está ficando sério fraco de fome ou tem alguma razão médica específica para a necessidade de comer, o que fazemos nenhum favor, insistindo que eles comem.
Perigo esmagadora frequentemente solicitado jejum. O rei Josafá proclamaram um jejum nacional em Judá quando eles foram ameaçados de ataque dos moabitas e amonitas (2 Crônicas 20: 3.). Do ponto de vista humano, não poderia ganhar, e clamaram a Deus por ajuda, abandonando alimentos como eles fizeram. Rainha Esther, seus servos, e todos os judeus da cidade capital da Susa jejuou por três dias inteiros antes de ir diante do rei para pleitear os judeus para ser poupado do esquema perverso de Hamã contra seu povo (Ester 4:16).
Como os exilados estavam prestes a sair Babylon para o retorno aventureiro a Jerusalém, Esdras declarou um rápido ", para que possamos nos humilhar diante de nosso Deus para buscar dEle uma viagem segura para nós, para nossos filhos, e todas as nossas posses" (Ezra 8:21). Ezra continua: "Pois tive vergonha de pedir ao rei soldados e cavaleiros para nos proteger do inimigo no caminho, porquanto havíamos dito ao rei:" A mão do nosso Deus é favorável a todos aqueles que o buscam, mas Seu poder e Sua ira estão contra todos os que deixarem-Lo. " Por isso, jejuou e buscou nosso Deus sobre esse assunto, e ele ouviu a nossa súplica "(vv. 22-23).
Penitência foi muitas vezes acompanhada de jejum. Davi jejum após seu duplo pecado de adultério com Bate-Seba e depois ter seu marido Urias enviado para a frente de batalha para ser morto. Daniel jejuou como ele orou a Deus para perdoar os pecados de seu
povo. Quando Elias confrontou Acabe com o julgamento de Deus por sua grande maldade, o rei "rasgou as suas roupas e colocar-se de saco e jejuou, e ele se deitou com pano de saco e andava desanimado" (1 Reis 21:27). Por causa da sinceridade de Acabe, o Senhor adiou o julgamento (v. 29). Séculos mais tarde, depois que os exilados tinham voltado com segurança a Jerusalém, os israelitas foram condenados por sua casando com gentios incrédulos. Como Esdras confessou que o pecado em favor de seu povo ", ele não comeu pão, nem bebeu água, pois ele estava de luto sobre a infidelidade dos exilados" (Esdras 10: 6).
Quando o povo de Nínive ouviram a pregação de Jonas estavam tão convencidos de que eles acreditavam em Deus e "chamado um grande jejum, e vestiram-se de saco desde o maior até o menor deles .... Pelo decreto do rei" eles "não deixar que o homem , animal, rebanho, ou bando provar uma coisa "(Jonas 3: 5, 7). Ao invés de se ressentem do aviso do julgamento e condenação, eles repentantly virou-se para Deus e procurou o Seu perdão e misericórdia.
O jejum foi associado às vezes com o recebimento ou proclamação de uma revelação especial de Deus. Como Daniel contemplado previsão da desolação de Jerusalém a setenta ano de Jeremias, ele deu a sua "atenção para o Senhor Deus de buscá-Lo, pela oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza" (Dan 9: 2-3.). Como ele continuou "falando na oração", relata ele, "então o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão anteriormente, veio a mim em meu cansaço extremo sobre a hora de se oferecer à noite. E ele me deu instruções e conversou com me, e disse: 'O Daniel, agora vim para frente para lhe dar uma visão com a compreensão' "(21-22 vv.). Pouco tempo depois, pouco antes de receber uma outra visão, Daniel fez um parcial fast-abandonando "qualquer comida saborosa, ... carne e vinho" -para três semanas (10: 3). É importante notar que, embora o jejum foi relacionada com as revelações, não era um meio de atingi-los. Jejum de Daniel era simplesmente um acompanhamento natural da sua busca profunda e desesperada da vontade de Deus.
Nós muitas vezes não conseguem entender a Palavra de Deus, tanto quanto nós devemos simplesmente porque, ao contrário dos grandes povo de Deus, que não procuram compreendê-lo com o seu grau de intensidade e determinação. Ignorando algumas refeições pode ser o pequeno preço que estão dispostas a pagar para ficar na Palavra até que o entendimento vem.
O jejum muitas vezes acompanhou o início de uma tarefa ou ministério importante. Jesus jejuou quarenta dias e noites antes que Ele foi tentado no deserto e, em seguida, começou seu ministério de pregação.Intensidade e zelo sobre proclamar a Palavra de Deus pode assim que consomem a mente eo coração que os alimentos não tem recurso e nenhum lugar. Embora a abstenção de comida não tem absolutamente nenhum valor espiritual em si, quando comer é uma intrusão no que é infinitamente mais importante, será de bom grado, de bom grado, e discretamente abandonado.
Tanto antes como depois o Espírito Santo dirigiu a igreja de Antioquia para separar Barnabé e Saulo para um ministério especial, as pessoas estavam orando e jejuando (Atos 13: 2-3). Como esses dois homens de Deus ministrou a Palavra de Deus, orando e jejuando como eles nomeados anciãos nas igrejas, eles fundaram (14:23).
Só o Senhor sabe o quanto a liderança da igreja de hoje poderia ser reforçada se congregações eram de que determinado a encontrar e seguir a vontade do Senhor. A igreja primitiva não escolheu ou enviar líderes descuidAdãoente ou por voto popular. Acima de tudo eles procuraram e seguiu a vontade de Deus. O jejum não tem mais poder para assegurar a liderança piedosa do que tem que assegurar o perdão, proteção, ou qualquer outra coisa boa de Deus. Mas é provável que seja uma parte de dedicação sincera que está determinado a conhecer a vontade do Senhor e ter seu poder antes de as decisões são tomadas, os planos são postos, ou ações são tomadas. As pessoas que são consumidos com preocupação diante de Deus não tomar uma pausa para o almoço.
Em cada relato bíblico jejum genuína está ligada com a oração. Você pode orar sem jejum, mas você não pode jejuar biblicamente sem orar. O jejum é uma afirmação de intensa oração, um corolário da profunda luta espiritual diante de Deus. Nunca é um ato isolado ou uma cerimônia ou ritual que tem alguma eficácia inerente ou mérito. Não tem nenhum valor em all-in fato torna-se um obstáculo espiritual e um pecado, quando feito por qualquer motivo, além de conhecer e seguir a vontade do Senhor.
O jejum também está sempre ligada com um coração puro e deve ser associado a obediente, viver piedoso. O Senhor disse a Zacarias para declarar ao povo: "Quando você jejuou e lamentou no quinto e sétimo meses esses 70 anos, era, na verdade, para mim que você jejuou? .... Assim, tem o Senhor dos Exércitos disse:" Dispensar a verdadeira justiça, e bondade e compaixão praticar cada um ao seu irmão, e não oprimir a viúva, nem o órfão, o estrangeiro ou os pobres, e não maquinam o mal em seus corações um contra o outro "" (Zc 7: 5, 9-10). . Setenta anos de jejum não significava nada para o Senhor, porque foi feito sem sinceridade. Como os hipócritas que Jesus viria a condenar, esses israelitas viviam só para si (v. 6).
Depois de repreender as pessoas de uma forma semelhante para o seu jejum pretensioso e injustos, o Senhor declarou através de Isaías,
Não é este o jejum que escolhi, para soltar as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e deixar ir livres os oprimidos, e quebrar todo o jugo? Não é para dividir o teu pão com o faminto, e trazer os pobres sem abrigo na casa; quando você vê o nu, para cobri-lo; e não te escondas da tua carne? Em seguida, a sua luz irromperá como a aurora, e sua recuperação brotará sem detença; ea tua justiça irá adiante de ti; a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então você vai chamar, eo Senhor te responderá; você vai chorar, e Ele dirá: "Eis-me aqui." (Is. 58: 5-9)
Não pode haver direito jejum além de um coração reto, bem viver, e uma atitude correta.
Mas você, quando você rápido , Jesus diz aqueles que pertencem a Ele, arrume o cabelo e lave o rosto, para que você não pode ser jejuando. Para ungir a cabeça com óleo era comumente feito por uma questão de boa aparência. O óleo foi usado frequentemente perfumado e, em parte, como um perfume. Como lavar o rosto , foi associado com o dia-a-dia de vida, mas especialmente com ocasiões mais formais ou importantes. Ponto de Jesus era que uma pessoa que jejua deve fazer de tudo para se fazer parecer normal e não fazem nada para atrair a atenção para sua privação e luta espiritual.
Aquele que sinceramente quer agradar a Deus cuidadosamente evitam tentar impressionar os homens. Ele irá determinar não [a] ser jejuando, mas por Deus, o Pai que está em
secreto . Jesus não diz que devemos jejuar com o propósito de ser visto até mesmo por Deus. O jejum não é para ser uma exibição para ninguém, incluindo Deus. O jejum verdadeiro é simplesmente uma parte do concentrado, oração intensa e preocupação com o Senhor, a Sua vontade, e sua obra. A lição de Jesus é que o Pai nunca deixa de notar que o jejum é de coração sentiu e genuíno, e que Ele nunca deixa de recompensá-lo. O seu Pai, que vê em secreto, te recompensará .
JEJUM SEM HIPOCRISIA