LIVRO DE JEREMIAS

INTRODUÇÃO:

O livro de Jeremias é o segundo maior livro da Bíblia em termos de palavras, com 52 capítulos, 1364 versículos e aproximadamente 40.931 palavras na versão NTLH edição 2000 e 40.732 palavras na ACF. No grego, o livro possui 29.417 palavras.

Seu nome aparece 131 vezes no seu livro. Significa Jeová exalta. Jeremias foi um sacerdote-profeta de Judá, que viveu por volta de 626-584 a.C. Ele é chamado de profeta Chorão em Jeremias 9.1 e também de profeta relutante em 1.6. Além disso, é mencionado como profeta solitário por não se casar em 16.2. Jeremias foi perseguido pelos seus companheiros profetas, espancado e aprisionado, como descrito em 11.18 a 23, 12.6, 18.18, 20.1 ao 3, 26.1-24, 37.11 e 38.28.

 MINISTÉRIO

O ministério de Jeremias começou quando ele tinha cerca de 20 anos, cerca de 70 anos depois da morte de Isaías. Ele é considerado um dos maiores profetas do Antigo Testamento. Jeremias foi perseguido várias vezes e chegou a desejar abandonar seu ministério. [1] O rei Joaquim destruiu as profecias escritas por ele, mas Jeremias as reescreveu mais tarde. Essas profecias provavelmente estão nos capítulos 1 a 25.

Jeremias viveu na mesma época que Sofonias, Habacuque, Daniel e Ezequiel. Deus falou com Jeremias cerca de 430 vezes, e a palavra "Senhor" ocorreu 730 vezes em suas mensagens. O seu período de ministério durou aproximadamente 30 a 40 anos, durante os quais ele profetizou antes e durante o cativeiro em Jerusalém. Os reis envolvidos durante esse período foram Josias, Joacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. O ouro mencionado no reinado de Josias é explicado nos capítulos 22 a 25 do livro de Jeremias. As mensagens de Jeremias não estão em ordem cronológica, mas provavelmente seguem a ordem mencionada acima. 

O material literário de Jeremias não segue uma ordem cronológica e é bastante difícil estabelecer um padrão literário em tópicos, por isso, o livro compilado apresenta uma estrutura bem distinta.[2] De acordo com Champlin [3], o livro de Jeremias pode ser dividido em três seções principais: 1. Capítulos 1-25, que contêm profecias contra Judá; 2. Capítulos 46-51, que narram a história de Jeremias, o profeta, e fazem predições sobre potências estrangeiras; 3. Capítulo 52, que é um apêndice histórico extraído de 2 Reis 24.18 em diante. É possível que várias fontes informativas tenham sido utilizadas na composição do livro, algumas delas provavelmente adicionadas por autores posteriores ou editores. Uma dessas fontes são os discursos de Jeremias, que podem ser encontrados em trechos como Jr. 7.1 em diante, 11.1 em diante, 18.1 em diante, 21.1 em diante, 25.1 em diante, 32.1 em diante, 34.1 em diante, 35.1 em diante e 44.1 em diante. Alguns estudiosos liberais acreditam que os capítulos 46-51 são essencialmente derivados de outras fontes que não o próprio Jeremias. Os oráculos considerados genuínos por alguns seriam os capítulos 1-25, que teriam sido escritos originalmente por Baruque (conforme mencionado em Jr 36.32). Os capítulos 26 a 14 focam nos acontecimentos externos. Já os capítulos 30 e 31 formam uma coleção especial de ditos que alguns supõem terem sido adicionados ao livro posteriormente. Uma característica única do livro são as chamadas "confissões" de Jeremias, presentes nos trechos Jr 11.18-23, 12.1-6, 15.10-21, 17.12-18, 18.18-23 e 20.7-18. Essas confissões revelam a relação pessoal entre Jeremias e Deus.

O LIVRO DE JEREMIAS É MENCIONADO NO NOVO TESTAMENTO

 

O livro de Jeremias é mencionado no Novo Testamento cerca de 6 vezes.

Mateus menciona uma vez:
Em Mateus 2.17,18, é mencionado que em Ramá se ouviu uma voz de lamentação, choro e pranto, pois Raquel estava chorando por seus filhos que já não existiam, fazendo referência a Jeremias 31.15.
Marcos menciona uma vez:
Em Marcos 8.18, Jesus pergunta se as pessoas têm olhos mas não veem e ouvidos mas não ouvem, fazendo referência a Jeremias 5.21 e 7:11.
Paulo cita três vezes:
Em 1º Coríntios 14.21, Paulo menciona que está escrito na lei que Deus falará com o povo por meio de outras línguas e lábios, mas eles não ouvirão, citando Jeremias 5.15.
Em 1º Coríntios 1.31, Paulo menciona que devemos nos gloriar no Senhor, citando Jeremias 9.24.
Em 2º Coríntios 10.17, Paulo menciona novamente que devemos nos gloriar no Senhor, citando Jeremias 9.24.
Hebreus menciona uma vez:
Em Hebreus 8.8-12, é mencionado que virão dias em que Deus estabelecerá um novo concerto com a casa de Israel e a casa de Judá, citando Jeremias 31.31-34. Neste novo concerto, as leis de Deus serão escritas no entendimento e no coração do povo, todos O conhecerão e Ele será misericordioso com suas iniquidades e não lembrará mais de seus pecados e transgressões.

CURIOSIDADE:

O livro menciona carpinteiras que eram mulheres contratadas para chorar em funerais. Essa prática é mencionada em 2Crônicas 35.25, Jó 3.8, Eclesiastes 12.5, Amós 5.16,17, Mateus 9.23 e Marcos 5.38.[4] O texto escrito em aramaico 10.11, é o único no livro.

Jeremias profetiza sobre Jesus aproximadamente 8 vezes em diferentes passagens da Bíblia. Em Jeremias 23.5-6a, é mencionado que Jesus seria descendente de Davi, o que é confirmado em Lucas 3.23-31. Em Jeremias 23.5-6b, é revelado que o Messias é Deus, o que também é mencionado em João 13.13. Jeremias 23.5-6c fala sobre o Messias sendo tanto Deus quanto homem, o que é mencionado em 1 Timóteo 3.16. Em Jeremias 30.9, é profetizado que um Rei nascerá, uma profecia que se cumpre em João 18.37 e Apocalipse 1.5. Jeremias 31.15 fala sobre o massacre dos bebês, um evento que é relatado em Mateus 2.16-18. Jeremias 31.21 menciona o nascimento de Jesus por uma virgem, um fato confirmado em Mateus 1.18-20. Jeremias 31.31 revela que o Messias seria a nova aliança, algo confirmado em Mateus 26.28. Por fim, em Jeremias 33.14-15, é mencionado que o Messias seria descendente de Davi, o que também é confirmado em Lucas 3.23-31.

[1] Registrou a revelação divina (Jr 30.1,2). Tal livro foi queimado pelo mau rei Jeoaquim, em 607 a.C, porém Deus ordenou  que Jeremias preparasse novo rolo, o que foi feito mediante seu amanuense Baruque (Jr 36.1,2,28,32; 45.1) Gilberto. Antonio - A Bíblia através dos Séculos – cpad, p24.

[2] Alexandre Milhoranza. Disponível < https://www.milhoranza.com/2012/11/30/antigo-testamento-jeremias/> em Agost. 2019.

[3] Champlin Comentário Bíblico AT - NORMAN Champlin, p 2981.

[4] Ryrie. Bíblia anotada.

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